sábado, 4 de dezembro de 2010

CROCS

Todos usam: jovens, adultos e crianças, provavelmente seu maior público. Alguns acham brega. Outros usam sem nenhuma vergonha. Eles são coloridos, transados, confortáveis, higiênicos, fáceis de usar e digamos um pouco esquisitos. Os calçados CROCS se transformaram em um fenômeno global, a ponto de ser fotografado nos pés do ex-presidente americano George W. Busch, um fã declarado dos confortáveis calçados, assim como Al Pacino, Jack Nicholson, Ben Afleck, Drew Narrymore, Oprah Winfrey e Madonna. Até Sergey Brin, um dos fundadores do Google, ostentou um par vermelho em uma conferência. Uma verdadeira epidemia fashion.
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A história
A idéia surgiu em 1999 quando a empresa canadense Foam Creations desenvolveu o CROSLITE™, um material exclusivo composto de uma resina de célula fechada que representava uma expressiva inovação no âmbito do conforto e funcionalidade do calçado: antimicrobiano, resistente ao odor (bactérias e fungos), leve, resistente e antiderrapante. O novo material ainda proporcionava amortecimento e reduzia o impacto recebido pelos pés e pernas ao andar. Foi então que Lyndon “Duke” Hanson, Scott Seamans e George Boedecker, três jovens executivos americanos e amantes da vela, da cidade de Boulder no Colorado, resolveram criar um calçado feito dessa resina. O nome CROCS, trata-se da abreviatura em americano para crocodilo, surgiu em alusão a esses animais fortes e resistentes e que não contam com nenhum predador natural. Os crocodilos adaptam-se bem tanto na água, quanto na terra e tem vida longa. Todas estas qualidades eram e ainda são inerentes aos produtos da marca: não escorregam, não produzem cheiro e são impermeáveis. Originalmente o intuito era vender um calçado para velejadores, devido ao seu solado antiderrapante que não marcava o deck dos barcos.
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A CROCS marcou sua estréia no mercado americano em novembro de 2002 com o modelo Beach, um calçado extremamente leve (pesava apenas 170g), macio, antiderrapante e livre de odores e bactérias, ideal para o lazer e para atividades recreativas ao ar livre, como pesca, vela e ciclismo. O modelo foi oficialmente colocado a venda em uma feira náutica na cidade de Ft.Lauderdale, na Flórida. Em apenas três dias, ao preço de US$ 30, vendeu mil pares rapidamente. Com formato que remetia ao dos tradicionais tamancos holandeses de madeira, o modelo se diferenciava, além da modelagem que privilegia o conforto e a total ergonomia, por uma inovadora alça intercambiável que envolvia o calcanhar e, principalmente, por seu material exclusivo e ultraleve. Não demorou muito para os médicos, grandes praticantes de vela, descobrirem que os calçados eram ótimos para substituir os tradicionais calçados que usavam nos hospitais.
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De boca em boca, em pouco tempo, os calçados já eram usados por aqueles que profissionalmente eram obrigados a passar longos períodos em pé. A fama aumentou quando atores de Hollywood e celebridades se declararam fã do produto cheio de furinhos, preso na parte de trás do pé por uma alça, que deixava o calcanhar de fora. Em 2003 CROCS se tornou um fenômeno global aceito como um calçado confortável e fashion para todas as ocasiões. Nos dois anos seguintes voltou seu foco para adaptar-se ao rápido crescimento: expandiu as linhas de produtos, construiu novas fábricas, criou um programa de logística para a crescente capacidade de demanda e produção, contratou uma competente diretoria executiva e adquiriu, em 2004, a Foam Criations, empresa que produzia o material básico do calçado, o Croslite™, assegurando assim sua patente.
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Em 2005, utilizando bom-humor e ironia a marca lançou uma campanha publicitária com o slogan "Ugly Can Be Beautiful" (O feio pode ser bonito). Em 2006 a empresa adquiriu por US$ 20 milhões a Jbbitz, marca de acessórios especiais que produzia mini-broches coloridos (cristais, flores e personagens licenciados) especialmente desenvolvidos para os sapatos CROCS. Hoje em dia são mais de 1.200 itens disponíveis para o consumidor personalizar seus calçados, além de acessórios como porta-celulares. Demonstrando a força de sua marca, neste mesmo ano passou a ser patrocinadora oficial da Associação Profissional de Vôlei.
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Em 2006, a CROCS escolheu o Brasil para instalar a primeira fábrica na América Latina, localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo. A mais nova unidade começou a produzir em julho e tinha capacidade para fabricar 3 milhões de pares de calçados por ano, sendo que 35% a 50% direcionados para exportação. Mas devido a grave crise econômica, a empresa anunciou no final de 2008, o fechamento da fábrica. Em comunicado, informou que o fechamento foi determinado pela matriz do grupo nos Estados Unidos e tinha como objetivo ajustar a estrutura de custos global da empresa. O mercado brasileiro passou a ser abastecido pelas fábricas do México, China e Estados Unidos. A unidade mexicana passou a ser a única do grupo na América Latina.
- -Recentemente, em 2010, após amargar um enorme tropeço de vendas de sua moda peculiar, resolveu também apostar em produtos diferentes, com o lançamento de sandálias de salto alto de tiras vermelhas; sapatilhas femininas (chamadas CROCS Marnie); uma moderna linha de tênis, confeccionados com o mesmo material revolucionário dos calçados originais da marca; Crocband Flip, uma espécie de sandália havaianas da marca; e até sapatos de couro. Além disso, a nova campanha publicitária “Sinta o amor” (“Feel The Love”) divulga mais de 20 novos estilos com as novas mascotes da marca chamadas “Croslite”, uma turminha colorida de CROCS animados, que brincam com o conforto do calçado.- -
Os modelosOs calçados CROCS possuem uma ampla variedade de cores (mais de 20), incluindo tamanhos que variam do número 21, para crianças, até 44, para adultos, além de 30 modelos (básicos) de calçados diferentes incluindo as linhas infantis e licenciadas como a Disney Kids Cayman, calçados com os buracos de ventilação cortados no formato das orelhas do Mickey Mouse. Os modelos mais populares são o tradicional:
BEACH, modelo original que custa em torno de US$ 30;
CROCS KIDS CAYMAN, voltado para crianças a partir de 2 anos;
CROCS OF ROAD, uma versão esportiva do modelo original, com solado que remete ao das rodas de um jipe e alça turbo original, intercambiável e ajustável, com velcro;
CROCS GRILS MARY JANE, um calçado aberto na parte de cima e voltado para crianças e meninas adolescentes;
CROCS ATHENS, primeira sandália de dedo da marca;
CROCS GEORGIE, primeira bota da marca;
CROCS ENDEAVOR, calçado fechado na parte de cima, sem os tradicionais furinhos do modelo original;
CROCS PREPAIR, uma linha criada para auxiliar os atletas profissionais e amadores antes e após as atividades físicas com a certificação da US Ergonomics;
CROCS RX, linha desenvolvida especialmente para pessoas com problemas relacionados à saúde dos pés;
CROCS Work Shoes, que une a leveza e o conforto do material exclusivo Croslite™, com a proteção necessária aos pés de profissionais de cozinha, entre trabalhadores de outros segmentos como o setor hospitalar e hoteleiro;
CROCS Gabe, uma versão divertida do modelo Kids Classic com a carinha do Duke (Crocodilo símbolo da marca) estampada no calçado.
- -Ao todos são aproximadamente 250 modelos diferentes com mais de 400 combinações de cores para o consumidor escolher. Eis a fórmula de sucesso da CROCS.- -A comunicação
A comunicação da CROCS com o consumidor é feita por diversos canais. Um dos principais são os eventos relacionados a esportes e entretenimento. Esta é uma das formas que a marca encontrou para gerar experiência com o público. Por outro lado, tem em seus quiosques uma forma de se comunicar através de materiais de ponto-de-venda. Tudo é pensado para que a marca se ajuste ao tamanho ideal, sem ficar apertado nem frouxo no pé e na cabeça do consumidor. A Internet, uma coisa óbvia hoje em dia, é outra ferramenta forte utilizada pela CROCS. Navegando pela Internet os usuários estão cada vez mais antenados nos lançamentos do mercado e não demorou muito para que a marca se tornasse tema e inspiração para blogs e sites de relacionamento. Além da Internet, as crianças têm papel fundamental na curta história da CROCS e não é à toa que a empresa investe em eventos infantis todos os anos. Presente em diversos países, a CROCS mantém um padrão em sua comunicação: ser customizada para cada público onde atua.
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-Os slogansFeel The Love. (2010)A Shoe For Every You.
Anywhere. Any Time.
Ugly Can Be Beautiful.
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Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2002

● Fundador:
Lyndon Hanson, Scott Seamans e George Boedecker● Sede mundial: Niwot, Colorado● Proprietário da marca: Crocs Inc.● Capital aberto: Sim (2006)
● Chairman: Richard Sharp
● CEO:
John McCarvel● Faturamento: US$ 645.8 milhões (2009)
● Lucro: - US$ 42.1 milhões (2009)

● Valor de mercado: US$ 1.2 bilhões (novembro/2010)
● Fábricas: 6

● Lojas: 320 (lojas, quiosques e outlets)
● Presença global:
125 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.560

● Segmento:
Calçados● Principais produtos: Calçados e acessórios● Mascote: Croslite● Slogan: Feel The Love.● Website: http://www.crocs.com/

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A marca no mundoHoje, a marca CROCS está presente em mais de 125 países, tendo seus produtos vendidos em aproximadamente 20.000 pontos-de-venda, 84 lojas próprias, 170 quiosques e 63 outlets. No Brasil, os calçados podem ser encontrados em mais de 900 pontos-de-venda. Os calçados são produzidos em seis fábricas: Estados Unidos, México, Itália, Bósnia, China e Canadá. Uma equipe de designers italianos da empresa, altamente qualificada, atua para garantir que a marca coloque no mercado lançamentos que traduzam novas tendências em design e cores a cada dois meses. A empresa vende mais de 30 milhões de pares de calçados anualmente.-Você sabia? A empresa é a terceira maior fabricante de calçados do planeta, e desde o lançamento dos calçados CROCS já foram vendidas mais de 110 milhões de pares.--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas); revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

CITIBANK

Ele está sempre pronto para atender você. Está presente em todos os lugares onde os clientes precisem de seus serviços, interagindo com eles da maneira que preferirem — pessoalmente, online, em trânsito ou no telefone celular. Como diz seu slogan, ele nunca dorme. Seu nome traz prestígio aonde quer que você esteja. Este é o CITIBANK, um gigante financeiro presente em qualquer continente do planeta, que nem a mais grave crise financeira foi capaz de fazê-lo tombar.
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A história
Tudo começou no dia 16 de junho de 1812, dois dias antes do começo da guerra entre Estados Unidos e Inglaterra, quando o estado de Nova York autorizou a constituição do banco City Bank of New York, com capital social de US$ 2 milhões, tendo como primeiro presidente Samuel Osgood. Um mês depois, o banco estabelecia sua sede social no número 52 da Wall Street para prestar serviços a um grupo de prósperos comerciantes da cidade. E já no ano seguinte pagava seus primeiros dividendos. Mostrou solidez durante a segunda grande crise financeira, ocorrida em 1857, período em que 985 bancos declararam estarem quebrados, enquanto aumentava significativamente a quantidade de depósitos. Em 1865, se integrou ao novo sistema bancário nacional americano, passando a se chamar oficialmente The National City Bank of New York. Nessa época, os bancos deviam cumprir as normas impostas pelo governo federal americano. O The National City Bank se transformou no maior banco da cidade de Nova York, com um total de US$ 34.4 milhões em depósitos. No ano seguinte já era o maior banco do país.
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Em 1897 se transformou no primeiro banco americano a constituir um departamento de divisas, começando operações no mercado de câmbio. O novo século começou com a expansão de seus negócios na Ásia, inaugurando vários escritórios, desde a cidade de Xangai até Manila. No ano de 1914, foi o primeiro banco americano a constituir sede no exterior, na cidade de Buenos Aires na Argentina. No ano seguinte inaugurou escritórios na cidade do Rio de Janeiro. O International Banking Corporation, banco americano com sede no exterior, passou a ser subsidiário do National City Bank no ano de 1918. No ano seguinte foi o primeiro banco americano a ter ativos acima de US$ 1 bilhão. Em 1929, o The National City Bank era apontado como o maior banco comercial do mundo. Ao final da década de 30 o banco havia constituído 100 sedes em 23 países, confirmando ser o banco estrangeiro de maior envergadura mundial.
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Em 1941, com o início da Segunda Guerra Mundial, o banco fechou suas sedes na Europa e Ásia. Em 1952, James Stillman Rockefeller, descendente direto da poderosa e tradicional família americana, foi eleito presidente, e depois presidente do conselho, comandando o banco por 15 anos. No ano de 1955 o banco mudou novamente seu nome para The First National City Bank of New York. Para comemorar seus 150 anos de existência, a o banco passou a se chamar First National City Bank em 1962. Em 1974, o grupo que controlava o banco, mudou mais uma vez seu nome para Citicorp. Dois anos depois o banco passou finalmente a se chamar CITIBANK. No final desta década, o banco inovou ao oferecer aos seus clientes acesso 24 horas a sua conta através dos caixas automáticos, onde era possível, sacar dinheiro, pagar contas e checar saldos utilizando o cartão CITICARD.
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-Em 1994 estabeleceu o primeiro banco comercial estrangeiro na Rússia. Dois anos depois, registrou a emissão do maior número de cartões de crédito da Ásia, com Taiwan sendo o primeiro país no exterior a ter um número de cartão superior a 1 milhão de unidades. Em 1998, o Citicorp, a Travelers e outras empresas do grupo, se fundiram para formar o Citigroup Inc., em uma gigantesca operação avaliada em US$ 140 bilhões. A partir deste momento, o CITIBANK se tornaria uma subsidiária do maior grupo financeiro do planeta. Apesar da recente crise econômica, o banco parece estar se recuperando em uma velocidade invejável, e foi buscar no seu slogan mais famoso, uma representação de seu atual momento: The CITI Never Sleep. Atualmente, os serviços on-line do CITIBANK são os de maior sucesso no mundo, com mais de 15 milhões de usuários.- - -A linha do tempo1904 Introdução no mercado os Traveler’s Checks (cheques de viagens).1928 Primeiro banco a autorizar empréstimos pessoais sem garantias paralelas. O banco foi pioneiro ao organizar um departamento de empréstimos pessoais, mediante o qual os trabalhadores teriam acesso a serviços disponíveis, até então, para a classe mais alta.1935 Desenvolvimento e implantação de um sistema de empréstimos pagadores mensais para pequenas empresas.
1936
Foi o primeiro banco da cidade de Nova York a oferecer contas correntes aos consumidores sem o requisito de saldo mínimo.
1956 Utilizado o primeiro computador para aplicação das operações de empréstimos com fins comerciais.1961 Introdução do chamado CD (certificado de depósito).
1964
Início de sua atuação no mercado de Leasing.
1965
Ingresso no mercado de cartões de crédito.
1967
Lançamento do primeiro cartão de crédito do banco - denominado First National City Charge Service - popularmente conhecido como cartão “Everything”, que passou a se chamar MasterCharge (atualmente conhecido como Mastercard) em 1969.
1977 Introdução de novos serviços como os caixas automáticos (ATM) com funcionamento 24 horas e o cartão CITICARD.
1981
Aquisição do cartão de crédito Diners Club. O cartão seria vendido em 2008 em virtude da crise financeira mundial.
1986
Introdução nos caixas automáticos, do sistema de toques na tela, primeiramente na cidade de Nova York e Hong Kong.
2007 Lançamento do CITI MOBILE, serviço de acesso móvel disponibilizado à seus clientes, sendo o primeiro banco americano a ingressar neste segmento. Através de um aplicativo é possível pagar faturas, checar contas e fazer movimentação pelo telefone celular- - -
A maior crise
O maior banco dos Estados Unidos viveu uma crise sem precedentes em 2007 e 2008. Talvez pior do que os calotes da dívida externa dos países da América Latina nos anos 80 do século passado. Ainda hoje, e acredita-se que por um bom tempo ainda, está atolado na tragédia financeira do mercado imobiliário de alto risco americano, a chamada Crise do Subprime. Em 2007, suas ações desvalorizaram 37%. De 11 de outubro à 7 de novembro, o valor de mercado do CITIBANK nas bolsas de valores despencou de US$ 240 bilhões para US$ 166 bilhões. É como se desaparecesse, de uma só vez, um Bradesco inteiro (US$ 65 bilhões) mais um bom pedaço do banco do Brasil (US$ 44 bilhões). Isso ocorreu devido às desconfianças dos investidores com os impactos do subprime nos negócios da organização. De início, a empresa reconheceu perdas de US$ 5.9 bilhões com as operações envolvendo papéis imobiliários de alto risco. Porém, o próprio banco suspeitava que a perda poderia ser muito maior. Suspeita é a palavra certa, porque ninguém sabe ao certo o tamanho das perdas. A crise estourou no colo do presidente, Charles Prince III. Demitido no dia 4 de novembro, depois de 29 anos de carreira na instituição, despediu-se dos funcionários com uma nota melancólica. Mas o pior ainda estava por vir: o ano de 2008. Neste ano o banco quase derreteu na Bolsa de Valores, seu valor de mercado, em fevereiro de 2009, era de apenas US$ 6.6 bilhões. As perdas alcançaram US$ 27.7 bilhões e foi preciso um socorro de bilhões de dólares do Governo Americano para impedir que o gigante entrasse em total colapso. Atualmente o banco voltou a operar no azul, lucrando bilhões de dólares e retomando o crescimento. Mas, devido a crise, e a necessidade de injeção de capital, o Governo Americano se tornou o principal acionista do CITIBANK.
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-A evolução visual
Devido a antiga história, cheia de fusões e incorporações, o CITIBANK teve uma evolução visual acentuada no decorrer dos anos. Abaixo podemos ver a mais recente, ocorrida em 1998 depois da fusão com o Travelers Group.
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-Os slogansThe CITI never Sleep. (1977)Look at your money differently.
Live richly.
(2001)
Let's get it done. (2007)
Só o melhor para você. (Brasil)
Realiza com você. (Brasil)
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos● Fundação: 1812● Fundador: Grupo de comerciantes de Nova York
● Sede mundial:
New York City, New York● Proprietário da marca: Citigroup Inc.● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Richard Parsons

● CEO: Vikram Pandit
● Faturamento: US$ 29.4 bilhões (2009)
● Lucro: Não divulgado
● Agências:
8.550● Presença global: + 100 países● Presença no Brasil: Sim (+ 110 agências)
● Funcionários: 258.000 (Citigroup)
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Banco, cartão de crédito, corretora de seguro
● Slogan:
The CITI Never Sleep.● Website: www.citibank.com
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A marca no Brasil
Em 1915, teve início uma promissora e duradoura parceria: CITIBANK e Brasil. A história do banco é parte integrante da história do desenvolvimento do país. Tudo começou em 5 de abril de 1915 quando foi aberta no Brasil a primeira sucursal no Rio de Janeiro. No mesmo ano foram inauguradas agências nas cidades de Santos e São Paulo; sua sede ficava na esquina das avenidas Av. São João com a Ipiranga. Tinha como objetivos, contribuir para o progresso no país e oferecer serviços financeiros completos. Através do CITIBANK foram feitas inúmeras obras de infra-estrutura, tais como a ponte Rio-Niterói, as hidroelétricas de Itaipu e Tucuruí, os pólos petroquímicos da Bahia e Rio Grande do Sul, além de inúmeras outras obras importantes. O moderno prédio do Citibank/Citigroup foi inaugurado na Av. Paulista em 1986, com projeto do arquiteto Gian Carlo Gasperini, tendo vinte andares e medindo 93 metros de altura. Sua fachada é em pedra granítica rosa e vidro azul. Atualmente o grupo atua em diversas áreas como: Citibank - atendimento a pessoas físicas e jurídicas com mais de 110 agências; Credicard Citi - serviços de cartões de crédito, hoje com 4.7 milhões de cartões emitidos; Corretora de Seguros; CitiFinancial - crédito pessoal à todas as classes de pessoas, com 134 lojas abertas em 22 estados brasileiros e 75 cidades, com 246 mil contas de clientes; Citigroup Corporate and Investment Banking - banco de investimentos; CitiBusiness - atendimento à pequenas e médias empresas, linha de crédito, cartão de débito, serviços de câmbio e cobrança; e Citigroup Private Bank – que desde 1988 administra grandes fortunas individuais e familiares. O resultado de mais de nove décadas de atuação do CITIBANK no Brasil traduz-se hoje em números expressivos: 400 mil correntistas, mais de R$ 42 bilhões em ativos totais, R$ 5 bilhões de patrimônio líquido e mais de 6.500 funcionários.
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-A marca no mundoOO CITIBANK, que faz parte do Citigroup, um dos maiores grupos financeiros do planeta, possuí mais de 8.500 agências bancárias, 22 mil caixas automáticos, escritórios em 100 países ao redor do mundo e mais de 200 milhões de clientes. Possui ativos mundiais na ordem de US$ 2 trilhões, aproximadamente 27 vezes os ativos do Bradesco, maior banco brasileiro. É atualmente o terceiro maior banco de varejo do mercado americano.
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Você Sabia?
O maior acionista individual do banco é o príncipe saudita Al-Waleed Bin Talal Alsaud com mais de 4% das ações.
O prédio mais famoso do CITIGROUP é o Citigroup Center, um arranha-céu imponente localizado East Midtown (Manhattan, Nova York City), o que leva muita gente a pensar ser essa a sede do grupo financeiro. Porém, a sede (headquarters como gostam de chamar os americanos) do CITGROUP, está localizada na rua de trás do imponente arranha-céu, em um prédio mais modesto no endereço 399 Park Avenue (sede original do The City National Bank).
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-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

NISSIN

Rápido, prático, barato e substancioso. Quando Marco Pólo esteve na China, no século XII, já comiam o la-mein. No século XVII o samurai japonês Mitsukuni Tokugawa provou e aprovou o prato e o levou para o xógun, que resolveu mantê-lo como privilégio da elite japonesa. Mas o produto se popularizou depois que a NISSIN lançou o macarrão instantâneo, popularmente conhecido no Brasil como Miojo.
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A história
A história da empresa tem início em um Japão completamente devastado pela Segunda Guerra Mundial. Foi neste cenário, no dia 4 de setembro de 1948, que o Senhor Momofuku Ando, nascido em Taiwan quando ainda era uma possessão japonesa, começou uma pequena e humilde empresa familiar chamada Nissin Shokuhin na cidade de Ikeda, especializada na fabricação de alimentos. Disposto a acabar, ou pelos menos minimizar a fome no período de pós-guerra, ele nunca desistiu de criar um alimento que todos pudessem consumir. Para chegar ao produto de seus sonhos estabeleceu, desde a partida, cinco condições: que fosse, pelo gosto, do agrado das pessoas; que trouxesse conveniência em todos os sentidos, muito especialmente em termos de acesso e preparação; que pudesse ser guardado por um bom tempo; que fosse saudável; e que coubesse no bolso da maioria das pessoas, muito especialmente, dos mais pobres.
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Somente uma década depois, no dia 25 de agosto de 1958, depois de meses de tentativa e erro, Ando anunciou que, finalmente, aperfeiçoara o seu método de "fritura-relâmpago" que levou à invenção do lámen instantâneo (macarrão), que dispensava um cozimento demorado e o escorrimento da massa, e vinha com um preparado em pó para fazer o caldo através da simples dissolução em água quente por 3 minutos. Foi então que introduziu no mercado o “Chiken Ramen”, no sabor galinha, primeiro macarrão instantâneo que o mundo tinha conhecimento, popularmente conhecido no Brasil como Miojo.--Ele teve a idéia de criar o macarrão instantâneo ao perceber uma enorme fila de pessoas famintas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa, considerado um item de luxo nos restaurantes japoneses, conhecidos como “Casas de Ramen”. Para ele, o fim da fome no mundo significaria também o fim das guerras. Com um custo de 1/6 do macarrão fresco, o senhor Momofuku criou um novo conceito de alimento, com um método novo e revolucionário: retirar o macarrão da embalagem, colocá-lo dentro de uma tigela, adicionar água quente, tampar e esperar 3 minutos. O novo produto era ideal para a combalida economia japonesa: barato, nutritivo, prático e gostoso. O macarrão instantâneo vendeu além das melhores expectativas planejadas por ele e a partir daí, mercearias encheram suas prateleiras com essa novidade da cozinha japonesa.--A década de 70 tem início com a instalação de uma subsidiária nos Estados Unidos para vender o famoso macarrão instantâneo, comercializado no mercado americano com o nome de Top Ramen. Pouco depois, em 1971, utilizando técnicas de liofização (processo de desidratação) dos alimentos e aperfeiçoando o sabor do produto e reformulando a embalagem, lançou no mercado um produto revolucionário: o kappu nuudoru (lámen no copo). A partir de então, bastava abrir a embalagem, colocar água quente, esperar 3 minutos, dar uma mexidinha e comer. Devido aos preços baixos e ao fácil e rápido preparo, o CUP NOODLE fez tanto sucesso que passou a ser vendido ao redor do mundo.
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Nos anos seguintes a NISSIN introduziu no mercado inúmeros tipos de macarrão instantâneo, além de uma infinidade de sabores, que variam dependendo do país onde é comercializado. Consciente da importância da marca, Ando criou e inaugurou o INSTANT RAMEN MUSEUM em Ikeda, próximo de Osaka, em novembro de 1999, para imortalizar a história do macarrão instantâneo, detalhando todos os momentos que antecederam sua criação. O fundador da empresa, apelidado de “rei dos macarrões”, permaneceu ativo até sua morte no dia 5 de janeiro de 2007. Um exemplo foi sua aparição na televisão para promover uma versão do CUP NOODLE com embalagem a vácuo desenvolvido para alimentar os astronautas do ônibus espacial americano Discovery, especialmente o japonês Shoichi Noguchi, em 2005.-
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Uma infinidade de saboresCom a popularização do macarrão instantâneo da NISSIN pelo mundo através dos anos, muitos sabores surgiram. No mercado americano existe mais de 20 sabores, entre eles de camarão, bife, bacon e apimentado. No Brasil muitos sabores são tipicamente regionais como Galinha Caipira, Frango com Requeijão, Bolonhesa e até Carne de Sol. No Japão são fabricados mais de 200 tipos de Lámen e 864 de Cup Lámen. Entre os inúmeros sabores disponíveis na Terra do Sol Nascente existe o de frutos do mar, galinha brasileira, curry, chilli com tomate, creme de galinha, entre outros.-
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O logotipo
A palavra NISSIN é estampada em branco sobre fundo vermelho, passando a idéia de saúde e higiene. O logotipo está inserido em um semicírculo vermelho que traz três significados básicos: o primeiro é que o semicírculo representa a metade do mundo, indicando a postura internacional da NISSIN. O segundo, uma analogia a um sorriso, simbolizando a felicidade que a empresa pretende proporcionar. E o terceiro é o significado mais simples do semicírculo, ele se parece com uma tigela, recipiente utilizado para servir o macarrão instantâneo em seu país de origem, o Japão. O conjunto da logomarca, agregando o tradicional Miojo, é a marca registrada da empresa pioneira em fabricação de macarrão instantâneo. O macarrão instantâneo foi inicialmente comercializado no Brasil com a marca “Miojo” e se tornou sinônimo de produto para a maioria dos brasileiros.
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A marca no Brasil
No Brasil, o macarrão instantâneo chegou em 1965 através de um pequeno empresário chinês que havia conhecido o produto no Japão e passou a produzi-lo em São Paulo com a marca Miojo (estrela brilhante). Alguns anos depois, a japonesa NISSIN decidiu operar no Brasil, comprou a Miojo, construiu uma fábrica em Ibiúna, mas resolveu continuar usando a marca local, devido ao forte apelo que o nome já possuía no mercado. Hoje os investimentos realizados pela joint venture Nissin e Ajinomoto, consolidaram esse produto como líder no segmento de macarrão instantâneo, que são produzidos com a máxima higiene, ingredientes selecionados e processo totalmente automatizado.
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Em 1997 a empresa passou a comercializar nacionalmente o produto Cup Noodles (macarrão instantâneo no copo), importado da NISSIN dos Estados Unidos e sucesso no mundo inteiro, que por sua praticidade, é um produto ideal para ser consumido em qualquer lugar. Hoje existem no mercado brasileiro desde os tradicionais lámen de carne, bacon e camarão até os sabores regionais, como carne de sol, galinha ensopada e costela na brasa.
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Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 4 de setembro de 1948
● Fundador: Momofuku Ando
● Sede mundial:
Osaka, Japão● Proprietário da marca: Nissin Food Company
● Capital aberto:
Não● CEO & Presidente: Koki Ando
● Faturamento: US$ 3.84 bilhões (estimado)
● Lucro: US$ 276 milhões (estimado)
● Fábricas: 29
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil:
Sim● Funcionários: 21.900● Segmento: Alimentos● Principais produtos: Macarrão instantâneo● Ícones: O Miojo
● Slogan: Nada é igual a Nissin. Porque só a Nissin é o verdadeiro miojo.
● Website:
www.nissin.com
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A marca no mundo
Atualmente a enorme linha de macarrão instantâneo da NISSIN, fabricada em mais de 10 países, é vendidas em outros 80, com forte presença no Brasil, Estados Unidos, Coréia, Tailândia, Filipinas, Índia, China, Alemanha, além do Japão. A NISSIN, número um do mercado de macarrão instantâneo, vende mais de 80 bilhões de pacotes de macarrão por ano.
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Você sabia?
Os produtos NISSIN possuem fios longos de macarrão que são ondulados para facilitar o manuseio do produto e para que os fios não se quebrem.

VIVO

Serviços de transmissão de dados em banda larga baseada na rede de terceira geração, serviços de localização, jogos, interatividade, além de um amplo portifólio de produtos e serviços. Tudo isso na palma da mão de mais de 44 milhões de usuários através de um aparelho celular. A operadora de telefonia celular VIVO mantém-se sempre atenta às novidades tecnológicas surgidas no mercado para garantir o acesso dos clientes a serviços e soluções que facilitem o seu dia-a-dia.
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A história
Tudo começou em 23 de janeiro de 2001, quando a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles firmaram um acordo estratégico para criar uma empresa de telefonia celular no Brasil que reuniria todos os seus investimentos em negócios de telefonia celular de acordo com a legislação brasileira. A VIVO foi resultado de uma união das principais operadoras de telefonia celular do Brasil (Telesp Celular Participações S.A., Tele Leste Celular Participações S.A., Tele Sudeste Celular Participações S.A., Celular CRT Participações S.A., Norte Brasil Telecom S/A, Global Telecom S/A e Telemig Celular Participações S/A), formando a maior empresa do setor na América do Sul. Um dos grandes marcos desse primeiro ano da história desse acordo estratégico foi, sem dúvida, o lançamento da marca VIVO que ocorreu em 13 de abril de 2003.
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Depois de meses de estudos para a escolha do nome, a marca VIVO “invadiu” o Brasil de Norte a Sul. Foi uma mega-operação que envolveu shows e eventos nos vários estados, campanha na televisão e em outras mídias, nova identidade visual para as lojas e prédios da organização e uma infinidade de ações que, em curtíssimo espaço de tempo, tornaram a marca e o ícone (um pequeno bonequinho estilizado) íntimos dos brasileiros. Em menos de dois meses, marca tornou-se Top of Mind, com índices sempre crescentes, que chegaram aos 42%, ao final de 2003 - 20 pontos à frente da segunda marca. No campo da inovação, um dos destaques deste ano foi o lançamento do Vivo ao Vivo - uma superplataforma multimídia, desenvolvida pelas equipes brasileiras, que revolucionaram o conceito de acesso a serviços. Vivo ao Vivo levou todos os serviços para a tela do celular ao alcance de um clique. Transformou o celular num micro computador.--Ainda este ano continuou crescendo, adquirindo a TCO (Tele Centro-Oeste Celular S.A.), ampliando a sua presença para um total de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com a TCO, a base de clientes passou a somar, na época, 16,8 milhões de pessoas. Ao completar um ano de operação a VIVO já registrava 22 milhões de usuários. Nos anos seguintes a VIVO cresceu ainda mais consolidando sua liderança no mercado brasileiro através de inovações tecnológicas e prestações de novos serviços.--Dentre os fatos expressivos de 2007, há que se destacar a conclusão da implantação da rede GSM que permitiu encerrar o ano atingindo um total de 2.318 municípios brasileiros e uma base de 11,2 milhões de clientes nessa tecnologia; a compra no mês de agosto da Telemig Celular, líder em cobertura no Estado de Minas Gerais, por aproximadamente R$ 1 bilhão; a aquisição das freqüências de 1,9 MHz para levar a cobertura ao Nordeste e das licenças de 3G; as inovações em aparelhos, planos e serviços, e atendimento. A VIVO encerrou este ano como líder em telefonia celular do país, com 33,5 milhões de usuários em sua base.--Em 2008 a VIVO atingiu uma marca histórica: em três anos - desde 2005 – entraram na comunidade VIVO 10 milhões de usuários, fazendo com que a base de clientes atingisse 40 milhões de clientes. E sua evolução mostra que a companhia está mais contemporânea do que nunca, com uma base de clientes satisfeitos (ou fiéis), sinal de qualidade que não custa mais caro e o melhor foco em atendimento. Atualmente a operadora tem como diferenciais competitivos: a cobertura, a modernidade e o caráter inovador de seus serviços de transmissão de voz e dados, como acesso à Internet móvel em banda larga, transmissão de vídeo e outros formatos de comunicação on-line.
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A linha do tempo2003 Lançamento dos serviços de mensagem de texto SMS (VIVO TORPEDO) e do VIVO Chat.
Lançamento do VIVO ZAP, internet móvel em banda larga cujo acesso podia ser feito por meio de notebook ou PDA, conectados a celulares ou a wireless modems, com velocidade de transmissão de dados de até 144 kbps. Foi o primeiro acesso a internet Banda Larga celular ilimitado no Brasil.
Lançamento do VIVO Empresas, unidade de negócios voltada ao segmento corporativo, que tinha como objetivo de atender às necessidades de mobilidade, agilidade, produtividade e economia de empresas de diversos tamanhos e segmentos, com soluções completas de voz e de dados.
2004
Lançamento do VIVO Downloads (plataforma de serviços Brew, que permitia ao usuário baixar toques, jogos, papéis de parede e aplicativos).
Lançamento do VIVO em Ação, um novo jogo no estilo Alternative Reality Game (ARG), com duração de 50 dias. Pela promoção, os usuários envolviam-se na solução do mistério fictício de celulares roubados, tendo de seguir pistas disponíveis nos serviços da VIVO, como Portal de Voz, Chat Wap, Cupido SMS e Quiz SMS, e no site da operadora.
Lançamento do VIVO Agenda, serviço para armazenar informações de contatos da agenda do celular. O grande atrativo do serviço era que, em caso de perda, roubo, dano ou troca do aparelho, a agenda do celular podia ser recuperada em qualquer outro aparelho compatível com o serviço.
Lançamento do VIVO Encontra, serviço pacote de serviços de localização pelo celular. O plano “Vivo Localiza” indica a posição de outro celular, sendo indicado, por exemplo, para pais que querem localizar seus filhos. O plano “Vivo Onde Estou” mostra para o usuário a localização de seu celular, com o nome da rua, número e bairro. O “Vivo Aqui Perto” indica estabelecimentos comerciais próximos do usuário, como bares, restaurantes e cinemas, com distância e sugestão de rota.
2005 Inicia em julho da comercialização de aparelhos 3G, utilizando a tecnologia CDMA 1x EV-DO. Esta é primeira implementação da 3ª geração no Brasil.
Lançamento do VIVO Play 3G, serviço que oferece acesso a conteúdos multimídia (download e streaming de vídeos, músicas e imagens, Games 3D) fornecidos pela operadora e por seus inúmeros fornecedores. O serviço é acessado por meio de um ícone no menu do celular que é o símbolo da tecla play, estilizado com a letra “V”.
2006 Lançamento dos serviços da VIVO baseados na tecnologia GSM.
Lançamento do VIVO Localiza Carga, uma nova modalidade de rastreamento remoto voltado para a carga transportada e não para o meio de transporte. A novidade vem a ampliar a oferta deste tipo de serviço, iniciado com o VIVO Localiza Equipe, que identifica a localização, por meio de celulares, de cada componente de uma equipe em tempo real, e permite acompanhar histórico de localizações, determinar áreas de importância ou risco, denominadas cercas eletrônicas, além de gerar avisos caso algum componente da equipe entre ou saia da área delimitada pela internet.
Lançamento do VIVO SmartMail, um serviço de acesso remoto a e-mails em tempo real. Por meio da solução, um usuário pode checar suas mensagens em um smartphone ou PDA no mesmo instante em que ela é recebida no servidor corporativo, além de abrir e editar arquivos anexos de texto, planilha ou apresentação, e sincronizar agenda, calendário e tarefas.
Lançamento dos planos de tarifas VIVO Escolha, que em apenas um ano foi considerado o plano mais econômico do mercado. Em uma estratégia inovadora, o novo conceito de planos pós-pagos permitia a personalização gratuita de acordo com as necessidades de cada cliente.
Lançamento do VIVO Direto, chamadas via rádio com tarifas reduzidas.
Lançamento do VIVO Co-Piloto, serviço para a navegação de usuários por meio de comunicação visual e por voz. É o GPS no celular.
Lançamento do VIVO ZAP 3G, serviço de conexão à internet em banda larga, por meio da rede de terceira geração, permitindo a transmissão de dados em velocidades de até 2.4 Mbps.
2007 Lançamento do VIVO Flash, que leva aos computadores a conexão wireless à Internet banda larga por meio da rede de 3G.
Lançamento VIVO Empresas Experience, um espaço localizado dentro de sua megastore na Avenida Paulista que permite aos clientes corporativos testarem os serviços e produtos.
Lançamento do VIVO Controle, planos que possibilitam ao cliente estabelecer um valor fixo a ser gasto no mês, bloqueando as ligações quando for alcançado o limite. Entre as vantagens está o fato de o custo de ligação ser mais baixo do que as feitas de pré-pagos.
Lançamento do Torpedo Web, serviço que permite enviar torpedos gratuitamente a partir do Portal da VIVO na Internet.
Lançamento do VIVO Residencial, que possibilita aos usuários de celulares pós-pagos pagar tarifa equivalente à de um telefone fixo nas ligações para outros fixos, mediante aquisição de um plano de serviços com franquia de ligações para números fixos, podendo ampliá-la.
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-O portal
O Portal da VIVO é outro importante instrumento de contato. Nele, os usuários encontram informações sobre a empresa, seus produtos, serviços e planos de tarifas, entre outras. O portal indica ainda os caminhos que o consumidor pode tomar para ser atendido, como a Central de Relacionamento com o Cliente, ou para que ele acesse diretamente serviços como caixa postal, Vivo Informa, roamings nacional e internacional, recarga de cartão, consulta de saldo por SMS e por voz, Vivo Empresas e atendimento a deficientes auditivos. Alinhado à proposta de ser uma empresa inclusiva, o site é adaptado para uso de deficientes visuais. Além disso, por meio do Portal, os clientes podem acessar o Vivo On-Line, que oferece facilidades como a emissão de conta resumida ou detalhada dos últimos seis meses e ativação de serviços como caixa postal, identificador de chamadas, recebimento de fatura por e-mail e consulta de saldo do Programa de Pontos. O Portal VIVO recebeu, em 2007, 84 milhões de visitas. Mais de 65 milhões de transações on-line foram feitas por meio dele, sendo mais de 2 milhões só com clientes corporativos. O volume mensal de e-mails recebidos e respondidos no Fale Conosco foi de 50 mil.
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-Além do Portal VIVO, os clientes podem contatar a VIVO por carta, e-mail ou mesmo de maneira presencial, nas lojas da VIVO, cujos endereços são divulgados no Portal. Os terminais de auto-atendimento são outra via de acesso a produtos e serviços pelos usuários, disponível nas lojas da Vivo. Neles, o cliente informa o número do celular e a senha de acesso e pode inserir novos serviços na linha celular, atualizar endereço e e-mail, consultar as últimas contas pagas, visualizar e imprimir contas e obter boleto para pagamento. Os terminais de auto-atendimento, localizados em mais de 315 lojas próprias, realizaram mais de 10 milhões de transações. Para facilitar o contato de clientes com deficiência auditiva, a VIVO capacitou 20 consultores de lojas em São Paulo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Nas lojas onde esses profissionais trabalham, há selo indicativo de que os deficientes auditivos têm atendimento especial.-
Megastore localizada em São Paulo
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As tecnologias
A VIVO destaca-se no mercado brasileiro por ser a única operadora de telefonia móvel a oferecer aos seus clientes, tanto no segmento individual, como no corporativo, a opção de escolha de produtos e serviços nas tecnologias CDMA e GSM, as duas mais utilizadas mundialmente. Além disso, é a única que também oferece serviços de terceira geração CDMA EVDO.
A rede de 3ª Geração (3G) para celulares da VIVO é baseada na tecnologia HSPA (High Speed Packet Access). Esta tecnologia permite a você acesso móvel à internet em alta velocidade. Na prática, isso significa menor tempo de download e upload, acesso a informações de maneira mais rápida, possibilitando banda larga móvel. A tecnologia permite ainda implementação de serviços multimídia de grande qualidade. É uma tecnologia de transmissão digital de sinais que permite atender um número maior de usuários na mesma faixa de freqüência, com mais velocidade na transmissão de voz e dados.
CDMA é uma tecnologia de transmissão digital de sinais que permite atender um número maior de usuários na mesma faixa de freqüência, com mais velocidade na transmissão de voz e dados. CDMA é a sigla de Code Division Multiple Acess, que em português quer dizer Acesso Múltiplo por Divisão de Código.
GSM, Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis, é o padrão de tecnologia móvel para celulares mais popular do mundo. É usada por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países.
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Responsabilidade social
Como a maior empresa de telecomunicações móveis do Hemisfério Sul, a VIVO sabe que suas responsabilidades vão além dos aspectos econômicos, legais e da oferta de serviços de qualidade. A empresa cumpre com seu papel de ser um agente de transformação social. Para isso, busca realizar suas ações sempre com o objetivo de atender o maior número de pessoas. Consciente da sua Responsabilidade Socioambiental, desenvolve ações para tornar seus produtos e serviços acessíveis para as pessoas com deficiência, com o Programa Soluções Inclusivas. Além disso, o Instituto Vivo (fundado em junho de 2004), área responsável pela gestão do investimento social da empresa, coordena as iniciativas voltadas às causas da inclusão socioeducacional do jovem deficiente visual, e estimula as ações de voluntariado.
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Outro importante projeto é o Espaço Cultural Vivo (inaugurado em março de 2004), um ambiente projetado no prédio da Vivo-SP para receber exposições de artes visuais, artes cênicas, música e cineclube, de forma a fortalecer o compromisso de democratizar o acesso da população a eventos de qualidade difundindo a cultura e as artes produzidas no Brasil, e incentivando a inclusão social. A VIVO também desenvolve diversos projetos visando à preservação do meio ambiente. Com a iniciativa de recolhimento de baterias usadas coletou mais de 105 mil unidades em 2006. E para promover a educação ambiental, a operadora atua com o Programa de Gerenciamento de Resíduos, que ensina a manejar corretamente todo o material produzido e descartado pela empresa.
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O símbolo
A marca VIVO foi lançada para representar a maior comunidade de clientes do Brasil. A proposta da marca é oferecer produtos e serviços de comunicação móvel, trazendo inovações e vantagens para tornar o dia-a-dia de seus clientes mais fácil e divertido. A marca VIVO, como o próprio nome diz, representa vida, energia, alegria e uma atitude positiva. O ícone que representa a marca (um boneco semi-transparente sem expressão facial ou detalhe que varia nas cores azul, verde, vermelho, laranja e púrpura, cada uma representando uma das empresas da junção que deu origem à VIVO) traduz a postura convidativa e os valores da VIVO: proximidade, transparência, simplicidade, brasilidade e acessibilidade. O ícone representa o companheiro que torna o dia-a-dia mais fácil e divertido. Seu dinamismo e seu aspecto visual – com diversas cores e posições – representam a diversidade da comunidade de clientes da VIVO. Uma comunidade brasileira que inclui a todos, porque a VIVO é para todo mundo! O ícone também personifica a VIVO, a tecnologia e os serviços que oferece, tornando-a mais tangível e humana.
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A comunicação
Uma das maiores campanhas da história da publicidade brasileira dos últimos anos foi lançada pela VIVO em 2005 para divulgar o lançamento do pacote de serviços multimídia de 3ª Geração, o Vivo Play 3G. Em parceria com a QUALCOMM e a Samsung, a campanha tão inovadora quanto os próprios aplicativos, foi estrelada pela topmodel Gisele Bündchen, o jogador Robinho, Torben Grael, Didi Wagner, Ed Motta, Silvio e Vesgo do Pânico, Henry Castelli, Carolina Dieckmann e até personagens como Pernalonga, Patolino e “Jason Sexta-feira 13”. Num único e significativo gesto eles reproduziam o símbolo do novo serviço, um ícone estilizado da tecla play com o “V” da VIVO, dando a idéia de um novo e moderno movimento que chegava para mudar atitudes e comportamentos na utilização do celular. A essência era a convergência de mídias no celular, que sobre as demais ferramentas contava com um trunfo: a mobilidade. O slogan “O novo mundo é play” enfatizava a possibilidade de ter na palma da mão recursos similares de CD, DVD e TV, em qualquer hora e lugar, a partir da tecla play.
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Outra ação de sucesso ocorreu em 2007, quando a VIVO lançou uma enorme campanha de reposicionamento da marca sintetizado na expressão “Vivo. Sinal de Qualidade”. A campanha na mídia, que tinha como porta-voz a atriz Marília Gabriela, assumindo publicamente o compromisso com a qualidade e com a satisfação do cliente traduziu não apenas o novo posicionamento da marca, mas o novo posicionamento de toda a empresa. A campanha foi lançada oficialmente no dia 15 de março, data em que se comemorou o Dia do Consumidor. O resultado da campanha já pode ser sentido no final do ano, quando a empresa encerrou o ano com o maior índice de clientes satisfeitos entre todos os players do setor de telecomunicações móveis do Brasil, com um dos menores índices de reclamações de clientes registradas na Anatel, com a marca mais valiosa de seu setor no país, com inúmeras manifestações de reconhecimento às suas práticas sócio-ambientais e com um saudável ambiente-
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Os slogansConexão como nenhuma outra. (2009, VIVO 3G)
Sinal de Qualidade. (2006)
VIVO é você em primeiro lugar. (2003)
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação:
13 de abril de 2003● Fundador: Portugal Telecom e Telefónica Móviles
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil● Proprietário da marca: Vivo Participações S.A.
● Capital aberto:
Sim● Presidente: Luis Miguel López● Diretor-presidente: Roberto Lima● Faturamento: R$ 15.8 bilhões (2008)
● Lucro: R$ 389.7 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 3.79 bilhões (janeiro/2009)
● Valor da marca: R$ 5.93 bilhões (2008)
● Lojas: + 315
● Clientes: 44.9 milhões (2008)
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
5.558● Segmento: Telecomunicação
● Principais produtos: Telefonia celular
● Ícones: O bonequinho de seu logotipo
● Slogan: Sinal de qualidade.● Website: www.vivo.com.br
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A marca no Brasil
A VIVO, maior prestadora de serviços de telecomunicações móveis do Hemisfério Sul e a 10ª maior do mundo (em número de clientes), possui atualmente 44.9 milhões de clientes em 21 estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) mais o Distrito Federal, com 29.8% de participação de mercado. Os clientes VIVO falam em todo o Brasil e em mais de 170 países, nos cinco continentes, podendo comprar produtos em mais de 315 lojas da marca. O número de minutos de uso por cliente por mês em 2008 foi de 87 minutos. A empresa é líder no mercado individual e também no segmento corporativo, para o qual fornece soluções através da unidade de negócios Vivo Empresas.
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Você sabia? Somada a área de cobertura da operadora, 92% do território brasileiro é atendido pela VIVO. Essa cobertura atingiu, no final de 2008, 2.900 municípios de sua área de atuação. O destaque é o avanço expressivo de cidades cobertas pela tecnologia GSM, que alcançou 2.318. Os municípios atendidos com a tecnologia CDMA somaram 2.321. Além disso a tecnologia 3G está disponível em 316 municípios.
A Logística Vivo abastece as lojas próprias, os dealers e os pontos de recarga de cartões pré-pagos. No total, são mais de 8 mil pontos-de-venda no Brasil. Mensalmente a VIVO distribui aproximadamente 1,4 milhões de aparelhos celulares, 1,6 milhão de simcards e 12,5 milhões de cartões de recarga.