sábado, 4 de dezembro de 2010

ACCOR

Quer seja na sofisticação dos hotéis Sofitel, na modernidade da rede Mercure, na praticidade dos hotéis Ibis, no atendimento da rede Novotel, no padrão dos hotéis Formule 1 ou na conveniência dos produtos Ticket, a hospitalidade e eficiência do Grupo Accor está presente para facilitar as vidas das pessoas.
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A História
A história começou em 1967, quando Gérard Pélisson, um ex-pesquisador da IBM na Europa, e Paul Dubrule, inauguraram o primeiro Novotel na pacata cidade de Lille, ao norte da França, próxima à fronteira com a Bélgica. Nesta época, o setor hoteleiro na França estava começando a crescer rapidamente para atender a demanda cada vez maior. Os dois empresários então, resolveram inaugurar um hotel de categoria intermediária ao estilo americano: quartos padronizados, além de oferecer amplos espaços de lazer e piscina. O Novotel, originalmente localizado nos arredores das cidades, foi uma grande novidade, pois os hotéis na França até então eram divididos em dois tipos: pequenas hospedarias em áreas rurais ou hotéis de luxo localizados em grandes cidades. Em 1974, o grupo ingressa no segmento de hotéis econômicos com a inauguração do primeiro hotel Ibis na cidade de Bordeaux. No ano seguinte, o grupo adquiriu a rede Mercure, fundada dois anos antes, com hotéis que aliavam ambiente hospitaleiro com personalidade única, qualidade de atendimento e representação cultural da cidade e da região em que estavam instalados.
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Em 1979 a empresa inicia sua entrdada no mercado americana com a inauguração da primeira unidade do Novotel na cidade de Mineapolis. Nesta época, o Novotel se tornou a primeira rede de hotéis da Europa, com 240 unidades, localizadas não somente no continente europeu, como também na África e América do Sul. A década de 80 tem início com a compra da rede de hotéis de luxo Sofitel (então composta por 43 hotéis e dois spas em cidades litorâneas). Em 1982, o grupo dá início a diversificação de seu portifólio com a aquisição da empresa Jacques Borel International, líder européia no gerenciamento e concessão de restaurantes, além de ser proprietária do Ticket Restaurant, com 165 milhões de tickets refeições distribuídos em oito países.-A história da Ticket começou na década de 50, em uma Inglaterra pós-guerra, que resgatava os valores humanos para reconstruir o país. Mais do que grandes máquinas e linhas de montagens, o bem-estar de um profissional começava a ser considerado como parte fundamental de seu trabalho. Assim, empresas criavam refeitórios e firmavam acordos com restaurantes para fornecer refeições para seus profissionais. Foi aí que a Jacques Borel International percebeu como um simples cuidado com as pessoas faz a diferença: investiu na profissionalização desta necessidade e lançou o Ticket Restaurante em 1962. Mais que um produto, a Ticket assumia naquele momento um ideal e, em cada país que passou a atuar, desenvolveu soluções que contribuiriam com a qualidade de vida e produtividade de pessoas e empresas.-
O resultado dessa aquisição foi a união das empresas Novotel SIEH Group e Jacques Borel International para formar oficialmente, em 1983, o grupo ACCOR. Pouco depois, em 1984, o grupo ACCOR inovou mais uma vez ao lançar o Formule 1, oferecendo pela primeira vez, a oportunidade dos franceses se hospedarem por menos de 100 francos em um hotel prático e confortável. No ano seguinte o Grupo ACCOR comprou a empresa de gastronomia Lenôtre, fundada pelo célebre chef confeiteiro Gaston Lenôtre. Em 1990 o grupo resolve investir pesado para ingressar na América do Norte no categoria de hotéis super econômicos com a compra da rede Motel 6, composta na época por 550 hotéis. A aquisição tornou o Grupo ACCOR o segundo maior do mundo no segmento de hotéis, com 157.000 quartos.
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Uma das maiores aquisições do grupo ACCOR aconteceu em 1991, quando comprou a Compagnie Internationale des Wagons-Lits et du Tourisme, empresa que atuava no segmento de hotéis (proprietária das redes Pullman, Etap Hotel, PLM, Altea, Arcade), locação de veículos (Europcar), serviço de bordo em trens (Wagons-Lits), agências de turismo (Wagonlit Travel), administração de alimentação rápida (Eurest) e restaurantes de estrada (Relais Autoroute). No final desta década, com as aquisições da rede americana de hotéis econômicos Red Roof Inns, que seria vendida em 2007 por US$ 1.32 bilhões, e a divisão de hotelaria da Vivendi, que incluía 8 hotéis Demeure e 41 Libertel, além do lançamento da bandeira Suite Hotel (1999), o grupo ACCOR atingia a marca de 639 novas propriedades no mundo.
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-A partir de 2000 o grupo investe na expansão de seus negócios pelo mundo, inaugurando hotéis em muitos países e lançando novos empreendimentos como o Suite Hotel (nova marca de hotéis midscale do grupo), em 2001; as redes Pullman (hotéis upscale dedicados a viajantes de negócios) e All Seasons (nova marca de hotéis econômicos do grupo), em 2007; além de atingir marcas históricas como a inauguração do hotel de número 4.000 (Novotel de Madrid, inaugurado em 2005). Em 2008 o Grupo ACCOR lançou novos produtos como o MGallery (uma pequena rede de hotéis de luxo cheia de sofisticação e personalidade), além de estender seu programa de fidelidade AClub para o mundo inteiro.
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-Recentemente o grupo criou uma nova carteira de marcas do Sofitel, o So by Sofitel, uma reinterpretação dos hotéis boutique. Dessa forma, cada unidade da nova bandeira oferece de de 80 a 200 apartamentos. O primeiro foi inaugurado no ano de 2009 em Paris, substituindo o Sofitel Arc de Triomphe, e o segundo, em Berlim, no lugar do Sofitel Gendarmenmarkt. Outra novidade é a Sofitel Legend, outra sub-bandeira cinco estrelas. A idéia é reagrupar as propriedades legendárias da rede, como palácios, palacetes e hotéis em destinos especiais. Sete hotéis Sofitel devem ser incorporados ao grupo Legend até 2010.
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As divisões
ACCOR é um grupo mundial que atua em diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria, alimentação, gestão das pessoas, gestão de frotas, viagens e produtividade das empresas. A identidade visual tem por objetivo gerar uma percepção do conjunto de bandeiras e de marcas dos diversos produtos e serviços que compõem o leque de soluções oferecidas, e que se dividem da seguinte forma:
ACCOR HOSPITALITY (divisão hoteleira)
Sofitel (bandeira de hotéis de luxo do grupo): criado para atender com o conceito “arte de viver”, o Sofitel valoriza a experiência do hóspede com luxo e sofisticação. São seis os princípios que norteiam seus serviços: criar um ambiente de bem-estar e sensorialidade; serviço personalizado; mise em scène francesa mesclada à cultura local; rituais franceses de refeições e vinhos; tecnologia; e presença em destinos exuberantes. Atualmente são 200 hotéis em 56 países. No Brasil, o nome Sofitel estampa cinco empreendimentos: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis e Jequitimar Guarujá, no litoral paulista.
Pullman (bandeira de hotéis upscale do grupo): Voltado para o turista corporativo (negócios), esta rede de hotéis upscale (preços mais altos) está presente em 10 países da Europa com 30 unidades, sempre localizadas em grande capitais e próximas a aeroportos.
MGallery (bandeira de hotéis upscale do grupo): Mais nova rede de hotéis exclusivos do Grupo ACCOR, oferece acomodações para que procura sofisticação e personalidade, tanto no atendimento como na decoração. Atualmente conta com oito hotéis em 5 países.
Mercure (bandeira de hotéis upscale do grupo): é a maior rede midscale (preços médios) de hospedagem do mundo, presente em 51 países, somando 759 hotéis e mais de 94 mil apartamentos. Na América Latina, a rede possui 74 unidades, sendo 71 no Brasil. Responsável pela criação de um novo conceito hoteleiro, Mercure apresenta três níveis de conforto e preço e está classificada como uma marca de categorias alto padrão que alia o charme e a originalidade da hotelaria independente à segurança e regularidade de uma rede reconhecida internacionalmente.
Novotel (bandeira de hotéis midscale do grupo): Voltado para o turista corporativo - na América Latina, 86% dos clientes se hospedam a negócios, o Novotel recentemente implantou o quarto Novation, onde o relaxamento é o carro-chefe com cama maior, edredom acolchoado, cabeceira ergonômica, iluminação adequada, conexões para o computador, TV LCD 26 polegadas e mesa de trabalho. Todos os apartamentos, lobby e áreas sociais disponibilizam internet banda larga e wi-fi. Atualmente, a rede é uma das mais importantes do grupo ACCOR com 393 hotéis em 59 países.
Suitehotel (bandeira de hotéis midscale do grupo): Atualmente a rede é composta por 23 hotéis localizados em 4 países.
Ibis (bandeira de hotéis econômicos do grupo): marca de hotéis econômicos da ACCOR, somando 814 hotéis em 40 países.
All Seasons (bandeira de hotéis econômicos do grupo): Rede de hotéis econômicos que oferece todos os serviços de um hotel tradicional combinando conveniência, simplicidade, generosidade, praticidade e proximidade. A rede é composta por 49 unidades localizadas em seis países.
Adagio (bandeira de hotéis para longa estadia do grupo): Composta por 22 hotéis em três países, este rede é direcionada para hóspedes que necessitem estadias por períodos prolongados. Os quartos são customizados para parecerem um apartamento (residência) com serviço de um hotel.
Etap (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): Rede super econômica de hotéis que oferece acomodações para 1, 2 ou 3 pessoas, localizada no continente europeu (388 hotéis em 10 países). Fora do continente europeu, a rede recebe o nome de Formule 1 Hotel.
Formule 1 (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): A rede surgiu para atender os turistas que nunca se hospedavam em hotéis em virtude dos altos preços cobrados pela hotelaria tradicional. Presente em 14 países, atualmente são 380 hotéis em operação, dez no Brasil. Na França a marca foi relançada com o nome de Hotel F1, contando atualmente com 271 hotéis.
Motel 6 (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): Localizados exclusivamente na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), os 951 hotéis da rede oferecem estadia super econômica com serviços padronizados.
Studio 6 (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): A rede, composta por 52 hotéis localizados nos Estados Unidos e Canadá, oferece confortáveis acomodações em estilo estúdio para estadias prolongadas (no mínimo 1 semana) a preços razoáveis.
Accor Thalassa (bandeira de resorts e spas do grupo): Esta rede oferece 17 exóticos destinos (14 litorâneos) onde maravilhosos e luxuosos resorts e spas proporcionam acomodações aconchegantes e atividades relaxantes.
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-A ACCOR Hospitality trabalha com quatro programas de fidelidade. O Compliments from Accor Hotels é válido somente na América Latina e conta atualmente com 310 mil associados; o Fidelite trabalha com 12 mil associados, e o Club Bienvenue, com 4 mil, ambos atendem clientes que se hospedam em unidades Sofitel. O quarto programa, conhecido como AClub, é totalmente on-line e foi lançado em setembro de 2007. Mundial e gratuito, engloba as marcas Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Mercure, SuiteHotel, Ibis e All Seasons, e pode ser utilizado nos hotéis da rede, de parceiros - como o Club Méditerrané -, ou convertidos em milhas de nove companhias aéreas.
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-ACCOR SERVICES (divisão de serviços)
Presente em mais de 40 países com produtos que auxiliam as empresas na administração das áreas de recursos humanos, gerenciamento de despesas e marketing de relacionamento, possui 450 mil empresas-clientes e 32 milhões de usuários atendidos por uma rede de mais de 1 milhão de estabelecimento credenciado em todo o mundo. Os principais produtos dessa divisão são: Ticket Restaurante (permite fazer refeições em restaurantes conveniados), Ticket Alimentação (introduzido primeiramente no mercado mexicano em 1983, permite fazer compras em supermercados e mercearias conveniados), que hoje faz parte do dia-a-dia de mais de 10 milhões de pessoas em 26 países; Ticket Car (introduzido primeiramente no mercado brasileiro em 1990, permite reabastecer automóveis em postos de gasolina conveniados); Ticket Transporte (permite pegar transporte público); Ticket Seg (especializada na consultoria de benefícios saúde), Ticket Childcare (permite fazer compras de produtos para cuidado com crianças), Accentiv’ (agência integradora de soluções de marketing) e Build Up (serviços de administração de pessoal e processamento de folha de pagamento). Todos esses produtos atendem às diferentes necessidades do mercado e a uma necessidade da Ticket em especial: atuar em parceria com seus clientes e suas equipes, descobrir formas de ajudá-los e, assim, inovar, lançar caminhos e produtos para que isso aconteça.
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-OUTROS NEGÓCIOSO Grupo ACCOR ainda é proprietário da CWL (líder européia no fornecimento de refeições e acomodações a bordo de trens, servindo mais de 30.4 milhões de viajantes anualmente em seis países como Áustria, Itália, Espanha, França, Portugal e Reino Unido), do Lênotre (uma rede de gastronomia contando com 51 estabelecimentos, entre cafés, boutiques e restaurantes, em 13 países) e do Accor Casinos (empresa que administra mais de 37 cassinos na França e em outros países).
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A academia
Em 1985, depois de uma visita a escola de treinamento da Disney e do McDonald’s, a dupla de empreendedores resolveu inaugurara a Accor Academy (Academia Accor), tendo como objetivo treinar os funcionários do Grupo ACCOR. Desde como atender telefones, lidar com hóspedes, até operar novas tecnologias, a Academia ACCOR era uma espécie de universidade corporativa. Em 1992, surgiu a Académie Accor Latin America com o objetivo de manter a atuação da empresa alinhada com as necessidades de seus clientes, as tendências e exigências do mercado, às expectativas dos acionistas e ao desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores. Educação corporativa, formação, integração e aprimoramento profissional. São nessas áreas que a Académie Accor Latin America mantém seu foco de ação. Sua missão é difundir os valores e cultura da organização e assegurar o desenvolvimento das compentências chaves, por meio da educação permanente, contribuindo para reforçar sua imagem e diferencial competitivo.
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A evolução visual
Recentemente o Grupo ACCOR modernizou sua identidade corporativa, que ganhou apenas uma imagem mais moderna, sem perder suas características principais.
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Os slogans das marcasThe spirit of smiles. (ACCOR GROUP)
Um mundo de hotéis pra você. (ACCOR HOSPITALITY BRASIL)
Life is magnifique. (SOFITEL)
Conviviality, Calm, Connectivity. (PULLMAN)
The art of staying. (MGALLERY)
Designed for natural living. (NOVOTEL)
Hotels the way you like them. (IBIS)
A new way for hotel living. (SUITE HOTEL)
Just like at home, throughout Europe. (ADAGIO)
Be smart. Stay smart. (ETAP/Formule 1)
All is all you need. (ALL SEASONS)
Payez moins, Bougez plus. (HOTEL F1)
We’ll Leave the Light on for You. (MOTEL 6)
Extend your stay, not your budget. (STUDIO 6)
Taking you to places your body will never forget. (ACCOR THALASSA)
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Dados corporativos● Origem: França
● Fundação: 1967
● Fundador: Gérard Pélisson e Paul Dubrule
● Sede mundial:
Évry, França● Proprietário da marca: Accor Group● Capital aberto: Sim● Chairman & CEO: Gilles Pélisson
● CEO: Serge Ragozin (ACCOR Services)
● Faturamento: €7.73 bilhões (2008)
● Lucro: €575 milhões (2008)
● Valor de mercado: €7 bilhões (maio/2009)
● Hotéis:
+ 4.000● Presença global: 100 países● Presença no Brasil: Sim (164 hotéis)
● Funcionários: 158.162
● Segmento:
Turismo● Principais produtos: Hotéis e resorts, restaurantes e benefícios através de vouchers
● Principais marcas: Sofitel, Ibis, Mercure, Novotel e Ticket
● Maiores mercados:
França, Alemanha, Estados Unidos e Brasil● Slogan: The spirit of smiles.
● Website:
www.accor.com
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A marca no Brasil
Pioneira também no uso de cartões magnéticos, a ACCOR chegou ao Brasil em maio de 1976, introduzindo no país o conceito de refeição-convênio e ocupando hoje uma liderança histórica no setor. Atende a 53 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários por meio de uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros. Somente a partir de 1977, a ACCOR passou a atuar no setor hoteleiro com a inauguração da primeira unidade da rede Novotel, localizada em São Paulo no bairro do Morumbi. Em 1986, na linha de produtos, serviços, empresas e unidades de apoio para as realizações do Grupo, foi instituída a Cestaticket.
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A partir de 1989, o Grupo ACCOR deu início ao lançamento de inúmeros produtos como o hotel de luxo Sofitel; o Ticket Combustível (1990); o Ticket Alimentação (1992); as atividades da Carlson Wagonlit Travel (operadora de viagens de negócios), a fundação da Academia (uma universidade de serviços, nos mesmos moldes da Académie Accor, da França), em 1992; o Ticket Transporte (1993); o Ticket Combustível Systeme TEC (conhecido como o primeiro smart-card do mercado brasileiro), em 1995; o Sistema de Reembolso Eletrônico para os estabelecimentos conveniados às operações de vouchers, em 1996; chegada da rede Mercure (1999) e da Formule 1 (2001). Atualmente a ACCOR Hospitality é a primeira rede do Brasil em número de hotéis: São 164 espalhados por 62 cidades, disponibilizando mais de 26.000 quartos, com meta de atingir 208 unidades até 2012.
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A marca no mundo
A ACCOR, empresa líder em hotéis e turismo no continente europeu, possui mais de 4.000 hotéis em 100 países ao redor do mundo, dispondo aos seus hóspedes mais de 500.000 quartos nos seis continentes. Atualmente, a ACCOR encabeça também a lista de serviços de hotelaria e turismo na Europa. São 15 marcas (Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Mercure, Suitehotel, Adagio, Ibis, All Seasons, Etap, Formule 1, Motel 6, Hotel F1, Studio 6 e Accor Thalassa), algumas presentes somente na Europa, outras só nos Estados Unidos e Canadá. Cinco delas já são operadas no Brasil. Hoje, o Brasil é o quarto maior mercado para o grupo no mundo, atrás somente da França, Alemanha e Estados Unidos, e aqui se localiza a gestão da empresa para a América Latina. O Programa de fidelidade da ACCOR, chamado AClub, possui 1.3 milhões de membros no mundo inteiro.
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Você sabia? A divisão de hotéis é responsável por 75% do faturamento total do Grupo ACCOR.

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