sábado, 4 de dezembro de 2010

DORITOS

Sabores diferentes, muitos deles exóticos. Um formato único. Uma crocância sem igual. Um ar meio latino. Além de uma linha comunicativa agressiva e totalmente voltada para os jovens. Foi assim que DORITOS se transformou no snack, ou salgadinho como nós brasileiros gostamos de chamar, mais popular e vendido do mundo.
-A históriaO Doritos Brand Tortilla Chips foi lançado no mercado americano pela empresa Alex Foods, somente na costa oeste, em 1964, com seu formato triangular e crocante, no sabor original de Toasted Corn (milho torrado), conquistando o público rapidamente, pois, comparado com seus concorrentes o salgadinho era muito mais saboroso e crocante. A palavra espanhola DORITOS significa “A little bits of gold” (em português algo como “pedacinho dourado”). O grande sucesso do produto chamou a atenção da gigante americana Frito-Lay, que comprou a marca em 1965. Neste momento a marca DORITOS ganhou força por ter uma distribuição mais abrangente e constante. Outro fator que levou a um aumento das vendas foi o posicionamento adotado pelo produto visando o público latino com o slogan “Unique Latino Snack”. Finalmente em 1972 o produto começou a ser distribuído nacionalmente. Nesta década o produto se tornou o segundo mais vendido pela empresa. Em 1992 uma campanha intitulada “George Foreman and Sons”, em conjunto com funcionários voluntários da Frito-Lay, conduziram a maior amostra grátis de um produto no mundo. O “sampling” (amostra grátis) aconteceu no dia 2 de maio em mais de 11 mil pontos de vendas nos Estados Unidos e foi nomeado de “D-(for Doritos) Day”, fazendo parte do relançamento do novo DORITOS NACHO CHEESIER.
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-O sucesso da marca era tamanho, que em 1993, as vendas do salgadinho alcançaram US$ 1.3 bilhões, correspondendo a 1/3 do faturamento da FritoLay. DORITOS somente foi introduzido no mercado inglês em 1994, vendido em embalagens menores e nos sabores Cool Original, Tangy Cheese e Cheese & Onion. Nesse mesmo ano a fórmula original de DORITOS foi modificada, baseada em uma extensa pesquisa de mercado, fazendo com que o salgadinho ficasse 20% maior, 15% mais fino e com sabor muito mais acentuado. Uma nova embalagem metalizada foi introduzida no mercado em 2000, conservando integralmente as características do produto e mantendo DORITOS sempre fresco e crocante. Em 2006, com uma enorme campanha de marketing, a marca introduziu suas novas embalagens, totalmente redesenhadas, e um novo logotipo. Além disso, sempre em constante evolução, a DORITOS lançou novos e revolucionários sabores, ousando também ao introduzir novos formatos do tradicional snack.
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- -A linha do tempo1969 Um novo sabor foi adicionado ao produto original com o lançamento do Doritos Taco Flavor (sabor taco).
1972
Lançamento do sabor mais popular do produto, o Doritos Nacho Cheese, que foi relançado em 1992 com o nome de Doritos Nacho Cheesier.
1982 Lançado no mercado o Doritos Crispy Light, a versão original com menos calorias. No ano de 1989 essa versão foi relançada no mercado com o nome Doritos Light Tortilla Chips.
1986
Lançamento do sabor Doritos Cool Ranch, um dos mais populares nos Estados Unidos.
1992 Foram lançados no mercado, como teste experimental nas cidades de Tulsa e Omaha, os novos sabores Doritos Thins Salted e Salsa N’Cheese. No ano seguinte esses novos sabores foram introduzidos nacionalmente com o comediante Chevy Chase estrelando a campanha televisiva que custou US$ 100 milhões.
1994
Lançamento do Doritos Cooler Ranch, feito 100% com milho branco.
1998 Lançada a versão sem gordura (Fat-Free) e o Doritos 3D’s, salgadinho em três dimensões introduzido no mercado com um comercial estrelado por Ali Landry, Miss Estados Unidos. Esta nova versão era mais “gorda” do que a original.
1999
Lanaçamento do Doritos Salsa Verde.
2002 Introdução da linha BAKED DORITOS, o famoso salgadinho em sua versão assada, eliminando assim o processo de fritura do produto.
Outra novidade foi a eliminação de gordura trans de toda sua linha de produtos.
2003
Lançamento do sabor Doritos Guacamole e da linha DORITOS ROLLITOS, o tradicional salgadinho em formato de pequenos rolos disponível em três sabores.
2004 Lançamento da linha Doritos Edge, versão do salgadinho original com 60% menos de carboidratos.2005 Lançamento do Doritos Black Pepper Jack, uma versão extremamente apimentada do salgadinho. Introduzido primeiramente como uma edição limitada, acabou fazendo parte da linha em definitivo em virtude da excepcional receptividade dos consumidores.
2006
Lançamento do sabor Doritos Fiery Habanero, outra versão apimentada do salgadinho, com uma campanha publicitária feita toda em língua espanhola.
2007
Lançamento do Doritos Collision, que combina dois sabores (Hot Wings & Blue Cheese e Zesty Nacho & Chipotle Ranch) em uma só embalagem, introduzido com a campanha publicitária estrelada pela cantora Missy Elliot. Hoje em dia essa linha é composta por cinco variações diferentes.
2009
Lançamento da inovadora linha DORITOS LATE NIGHT, que além dos sabores (Tacos, Last Call Jalapeno Popper e Cheeseburger), permitia que o consumidor simulasse um show musical em seu computador, colocando o código de AR (Realidade Aumentada) na webcam. A ação envolveu a participação da banda Blink182 e do rapper Big Boi.
2010
Lançamento do DORITOS DEGREE BURN, uma nova linha de sabores picantes composta por três versões: Blazin' Jalapeno, Fiery Buffalo e Scorchin' Habanero.
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A evolução visual
A marca DORITOS é um verdadeiro camaleão em relação ao seu logotipo. Inúmeros deles foram utilizados no decorrer de sua história e as mudanças constantes parecem agradar seu público alvo, composto na maioria por jovens. Nos Estados Unidos, a última mudança ocorreu em 2006, quando foi introduzido o novo logotipo, chamado “The Shockwave”. Apesar disso, o logotipo antigo ainda é utilizado em alguns mercados do mundo.
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Campanhas que fizeram história
As campanhas publicitárias e ações de marketing da marca sempre foram marcadas pela irreverência e ousadia de sua linha comunicativa. Entre as melhores podemos destacar: em 1973, onde Avery Schreiber estrelava um comercial que enfatizava o alto barulho de DORITOS ao ser mastigado com o slogan “They taste good as they crunch”; em 1986, o comediante Jay Leno estrelou um comercial de televisão com o slogan “Crunch all you want, we’ll make more”; em 1996 a famosa campanha publicitária com o slogan “Life with Doritos/Life without Doritos”; em 1998 a campanha comercial criada pela agência BBDO com o slogan “The Loudest Taste on Earth”; e em 2007 com a campanha “Fight for the Flavor”, que continha o slogan “Snack Strong”, onde dois novos sabores, DORITOS SMOKIN’ CHEDDAR BBQ FLAVORED TORTILLA CHIPS e DORITOS WILD WHITE NACHO, participam de uma verdadeira batalha com a ajuda dos consumidores, que decidiram qual dos dois sabores continuaria no mercado.
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Recentemente a campanha “The X-13D Flavor Experiment” fez um enorme sucesso. A campanha, que tinha o slogan Get it. Taste it. Name it, consistia em embalagens pretas com o emblema X-13D e um sabor desconhecido do salgadinho, onde o consumidor deveria identificar qual o verdadeiro sabor do novo produto e sugerir um nome a ele. Foram selecionados 100 dos consumidores que acertaram o sabor (cheeseburguer) que vão receber um ano inteiro de produtos DORITOS, além de se tornarem experimentadores oficiais dos novos sabores, os Flavor Masters.
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos● Lançamento: 1964● Criador: Alexa Foods
● Sede mundial: Plano, Texas
● Proprietário da marca:
FritoLay● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente:
Albert P. Carey● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado● Presença global: 120 países● Presença no Brasil: Sim (através da Elma Chips)
● Segmento:
Alimentação● Principais produtos: Salgadinhos● Ícones: Seu formato único
● Slogan:
Snack Strong.● Website: http://www.doritos.com/
-A marca no mundo
DORITOS é a segunda marca mais forte de salgadinho (snack) nos Estados Unidos, atrás apenas da LAY’S, alcançando vendas anuais perto de US$ 2 bilhões e vendendo 5 milhões de unidades diárias somente no país. Uma grande infinidade de sabores são vendidos no mundo inteiro, somente nos Estados Unidos a linha é composta por mais de 15 sabores diferentes. No Brasil a marca chegou na década de 80 através da Elma Chips.
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Você sabia?
A marca DORITOS é composta por mais de 15 sabores diferentes, tendo no DORITOS Nacho Cheese, o mais popular e vendido.

Um comentário:

  1. Meu nome e Maristelae gostaria de saber.
    Como eu fasso para esperimentar todos estes sabores de doritos, pois aq onde eu moro so aparecem os tradicionais , e eu so fisurada por doritos pelo simples fato se serem os salgadinhos com os sabores mais picantes que existem . Voces podiam me mandar umas amostras gratiz com todos os sabores de doritos, eu sei que estou pedindo demais , mas a gente tenta e por eu ser muito cara de pau , tentei ne obrigado por me ouvirem e desculpa o encomodo beijos meu emael e marybelamaximo@hotmail.com pelo menos me respondam esse emael pra mim nao me sentir uma boba que fico falando besteira sozinha beijoss.

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