sábado, 4 de dezembro de 2010

BLACK & DECKER

 
 
 
Se existe uma marca que possa ser considerada a melhor amiga do lar essa é a americana BLACK & DECKER. Desde suas famosas ferramentas elétricas como furadeiras e cortadores de grama, até eletrodomésticos portáteis como aspiradores, ferros de passar, liquidificadores e batedeiras, a B&D está sempre a disposição para tornar as tarefas, e também reformas domésticas, uma ação simples e segura.
-
A História
A história da marca teve origem em 1906, ano em que Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker se conheceram na Rowland Telegraph Company, onde eram empregados. Quatro anos mais, em 27 de setembro de 1910, fundaram uma pequena fábrica chamada Black & Decker Manufacturing Company, na cidade de Baltimore, estado americano de Maryland, com investimento inicial de apenas US$ 1.200. A primeira máquina de fazer tampas para garrafas de leite foi comercializada no ano seguinte. Em 1912, a empresa viria a adotar o hexágono como símbolo e somente em 1916 venderia o primeiro produto no mercado sob a marca BLACK & DECKER: o compressor de ar “Lectrofator”. Seguem-se, depois, alguns produtos que foram fazendo a história desta empresa e revolucionando todo o mercado como em 1917, data em que os fundadores registraram a patente da primeira furadeira elétrica portátil com motor universal tipo pistola e interruptor gatilho, que revolucionaria o mercado, inaugurando uma fábrica na cidade de Towson, estado de Maryland, para a produção em massa da grande novidade. A partir daí, o crescimento da empresa foi vertiginoso.
-
-
Já em 1918 nomeou representantes na Inglaterra, no Canadá, na Rússia, na Austrália e no Japão. Simultaneamente, começou a fabricar a furadeira elétrica de 3/8. No ano de 1923, introduziu a primeira furadeira elétrica com braço de sustentação total, a preço popular. Dois anos após, inovando os métodos comerciais existentes, a empresa equipou um ônibus com uma pequena sala de aula para demonstração dos produtos BLACK & DECKER. E em 1929, preparou um avião - também com uma sala de aula - para demonstrações no ar das ferramentas elétricas usadas no recondicionamento de motores radiais de aeronaves.--Com o início da II Guerra Mundial, a partir de 1941 a BLACK & DECKER começou a fabricar produtos bélicos para os aliados. Durante estes anos, a atenção foi, sobretudo, canalizada para o mercado profissional, sendo lançadas ferramentas inovadoras. Contudo, logo após o término do conflito, quando surgiu nos Estados Unidos a onda do “faça você mesmo", a empresa lançou, em 1946, a primeira linha de furadeiras e acessórios chamada “Home Utility” (composta de ferramentas para serem utilizadas no ambiente doméstico). Neste período a atenção passou a estar distribuída entre os dois mercados (profissional e amador) sob a mesma marca.
-
-A idéia para a criação de uma linha para amadores surgiu depois de se ter estudado porque é que, geralmente à sexta-feira, desapareciam muitas ferramentas elétricas das fábricas, que voltavam a reaparecer na segunda-feira seguinte. Chegou-se à conclusão que os operários as levavam para casa, aproveitando o fim-de-semana para fazer alguns reparos e pequenos trabalhos. Se assim acontecia, porque não criar uma linha de ferramentas elétricas, especialmente desenhadas para o consumidor doméstico: mais leves, com um designer mais agradável, com menos potência e adequada às suas necessidades? Era o início de um enorme sucesso para a marca BLACK & DECKER. As furadeiras se popularizaram e em 1951 a empresa atingiu o recorde histórico de um milhão de unidades vendidas. No final desta década a empresa inaugurou inúmeras fábricas no continente europeu em países como Bélgica, Alemanha e Holanda.--Mesmo com o enorme sucesso de suas linhas de ferramentas, a BLACK & DECKER não parou de revolucionar o mercado e surpreender os consumidores, lançando nos anos seguintes as primeiras furadeiras industriais com total isolação (1963), e até mesmo uma furadeira sem fio para ser usada em condições de vôo fora da ação da gravidade. Em 1965 foi ampliada a linha industrial com a produção de ferramentas a ar e em 1966 o mundo conhece o primeiro cortador de grama elétrico. Aprimorando sua tecnologia, a BLACK & DECKER participou mais uma vez, em 1968, de um programa espacial, construindo desta vez uma furadeira lunar para o projeto Apolo. Na década seguinte, em 1974, introduz o famoso programa de um ano de satisfação garantida (one-year customer satisfaction guarantee) para seus produtos nos Estados Unidos. Até esta década a marca BLACK & DECKER era sinônimo de ferramentas elétricas.
-
-
Vislumbrando um futuro brilhante para os eletrodomésticos portáteis, a empresa começou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento, em 1979, do Dustbuster, um aspirador sem fio compacto, criando uma nova categoria no segmento de equipamentos domésticos, que vendeu em seu primeiro ano mais de um milhão de unidades. Porém, a maior mudança em sua linha de produtos viria na década seguinte, quando, em 1984, como parte de um plano de reestruturação, que incluiu fechamento de fábricas, a BLACK & DECKER adquire a pequena divisão de eletrodomésticos portáteis da GE, composta por uma linha de ferro de passar, batedeiras, liquidificadores, entre outros. Essa divisão passa a se chamar BLACK & DECKER PRODUCTS.-
-
Na década seguinte a empresa introduz novos produtos no segmento de eletrodomésticos portáteis, como grills, cafeteiras e abridores elétricos, lanternas e iluminadores flexíveis (introduzidos em 1994), além de lançar a nova linha de equipamentos e ferramentas profissionais sob a marca Dewalt, marca adquirida pela empresa na década de 60.
-
O logotipoO tradicional logotipo da BLACK & DECKER sofreu algumas alterações durante os anos. Criada em 1912, a tradicional figura geométrica de seis (hexágono), adotou sua cor laranja somente em 1926, e até 1960, continha as iniciais B&D. A última reformulação ocorreu no ano de 2000, quando a figura geométrica ganhou ares mais modernos.
-
-
Os slogansBlack and Decker. Powerful Solutions Ideas at work.
Para Tudo Tem Solução.
(2005, Brasil)
O presente que põe o homem no seu devido lugar. (Brasil)
A fera de passar. (Ferro elétrico, Brasil)
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
27 de setembro de 1910● Fundador: Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker● Sede mundial: Towson, Maryland● Proprietário da marca: Black & Decker Corp.
● Capital aberto: Sim (1936)
● Chairman, CEO & Presidente:
Nolan D. Archibald● Faturamento: US$ 6.08 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 293.3 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 1.5 bilhões (fevereiro/2009)
● Fábricas:
17● Presença global: + 110 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 25.000● Segmento: Equipamentos elétricos● Principais produtos: Eletrodomésticos e ferramentas elétricas domésticas● Outras marcas: DeWalt (ferramentas industriais), Kwikset (equipamentos de segurança doméstica) e Baldwin (ferramentas manuais)
● Ícones:
A furadeira portátil● Slogan: Powerful Solutions.
● Website:
www.blackanddecker.com
-
A marca no Brasil
No Brasil, a empresa iniciou as operações em 1946, com a instalação de um escritório de vendas e um pequeno depósito. Em 1972, graças ao franco desenvolvimento no mercado local, surgiu a possibilidade de estabelecer uma unidade fabril no país. Assim foi fundada a BLACK & DECKER do Brasil, o primeiro passo para a industrialização de produtos. Sete anos depois, começou a operar a segunda unidade industrial em, o que possibilitou, logo em seguida, a total nacionalização da primeira furadeira elétrica da marca, hoje exportada para toda a América Latina. Em 29 de abril de 1984, adquiriu mundialmente os direitos da GENERAL ELECTRIC DO BRASIL S/A para fabricação de eletrodomésticos. Já naquela época a empresa dava ênfase ao aperfeiçoamento do pessoal, por meio da implantação de cursos de especialização e do aprimoramento do programa de integração a novos funcionários.
-
-
A empresa criou um canal de comunicação, o programa de integração organizacional, onde os próprios empregados dão sugestões sobre o trabalho, higiene, saúde, questões sociais e outros. Novos produtos foram lançados no mercado, tais como: fornos elétricos, secadores de cabelo, circuladores de ar, esmerilhadeiras e parafusadeiras. O mesmo aconteceu com modelos na linha de ferramentas, linhas de ferros de passar roupa com auto-limpeza. Até o começo de 1991, a produção de ferramentas elétricas estava concentrada nas categorias de uso doméstico e profissional, mas com o lançamento de vários produtos naquele ano, a BLACK & DECKER passou a atender também a área industrial. Em 1995, trouxe para o Brasil a DeWalt, marca do grupo líder no mercado norte-americano de ferramentas nos segmentos profissional e industrial. Em dezembro, a empresa encerrou suas atividades manufatureiras em Santo André e, em fevereiro de 1996, iniciou a produção em Uberaba, Minas Gerais, numa operação que exigiu investimentos de US$ 25 milhões. Em abril de 2000, a fábrica da BLACK & DECKER recebeu a certificação ISO 9001, que certifica a qualidade desde o projeto, manutenção, venda e pós venda. Nesse mesmo período a empresa iniciou o processo de nacionalização das linhas de ferramentas Hobby e DeWalt, com um investimento inicial da ordem de US$ 5 milhões. Atualmente a empresa é líder no segmento de ferros elétricos e ferramentas para uso doméstico, profissional e industrial, esta última com a marca DeWalt.
-
-
A marca no mundo
A marca, líder mundial no setor de ferramentas elétricas, está presente em mais de 110 países e além da produção de ferramentas (furadeira, cortador de grama, parafusadora e plaina), a BLACK & DECKER produz uma grande linha de eletrodomésticos como liquidificador, processador, aspirador, centrífuga, cafeteira, ferro de passar, filtro torradeira, mini-forno, batedeira, abridor de lata elétrico, entre outros produtos.
-
Você sabia?
A linha BLACK & DECKER é composta por cerca de 550 produtos diferentes e mais de 2.600 tipos de acessórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário