sábado, 4 de dezembro de 2010

CROCS

Todos usam: jovens, adultos e crianças, provavelmente seu maior público. Alguns acham brega. Outros usam sem nenhuma vergonha. Eles são coloridos, transados, confortáveis, higiênicos, fáceis de usar e digamos um pouco esquisitos. Os calçados CROCS se transformaram em um fenômeno global, a ponto de ser fotografado nos pés do ex-presidente americano George W. Busch, um fã declarado dos confortáveis calçados, assim como Al Pacino, Jack Nicholson, Ben Afleck, Drew Narrymore, Oprah Winfrey e Madonna. Até Sergey Brin, um dos fundadores do Google, ostentou um par vermelho em uma conferência. Uma verdadeira epidemia fashion.
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A história
A idéia surgiu em 1999 quando a empresa canadense Foam Creations desenvolveu o CROSLITE™, um material exclusivo composto de uma resina de célula fechada que representava uma expressiva inovação no âmbito do conforto e funcionalidade do calçado: antimicrobiano, resistente ao odor (bactérias e fungos), leve, resistente e antiderrapante. O novo material ainda proporcionava amortecimento e reduzia o impacto recebido pelos pés e pernas ao andar. Foi então que Lyndon “Duke” Hanson, Scott Seamans e George Boedecker, três jovens executivos americanos e amantes da vela, da cidade de Boulder no Colorado, resolveram criar um calçado feito dessa resina. O nome CROCS, trata-se da abreviatura em americano para crocodilo, surgiu em alusão a esses animais fortes e resistentes e que não contam com nenhum predador natural. Os crocodilos adaptam-se bem tanto na água, quanto na terra e tem vida longa. Todas estas qualidades eram e ainda são inerentes aos produtos da marca: não escorregam, não produzem cheiro e são impermeáveis. Originalmente o intuito era vender um calçado para velejadores, devido ao seu solado antiderrapante que não marcava o deck dos barcos.
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A CROCS marcou sua estréia no mercado americano em novembro de 2002 com o modelo Beach, um calçado extremamente leve (pesava apenas 170g), macio, antiderrapante e livre de odores e bactérias, ideal para o lazer e para atividades recreativas ao ar livre, como pesca, vela e ciclismo. O modelo foi oficialmente colocado a venda em uma feira náutica na cidade de Ft.Lauderdale, na Flórida. Em apenas três dias, ao preço de US$ 30, vendeu mil pares rapidamente. Com formato que remetia ao dos tradicionais tamancos holandeses de madeira, o modelo se diferenciava, além da modelagem que privilegia o conforto e a total ergonomia, por uma inovadora alça intercambiável que envolvia o calcanhar e, principalmente, por seu material exclusivo e ultraleve. Não demorou muito para os médicos, grandes praticantes de vela, descobrirem que os calçados eram ótimos para substituir os tradicionais calçados que usavam nos hospitais.
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De boca em boca, em pouco tempo, os calçados já eram usados por aqueles que profissionalmente eram obrigados a passar longos períodos em pé. A fama aumentou quando atores de Hollywood e celebridades se declararam fã do produto cheio de furinhos, preso na parte de trás do pé por uma alça, que deixava o calcanhar de fora. Em 2003 CROCS se tornou um fenômeno global aceito como um calçado confortável e fashion para todas as ocasiões. Nos dois anos seguintes voltou seu foco para adaptar-se ao rápido crescimento: expandiu as linhas de produtos, construiu novas fábricas, criou um programa de logística para a crescente capacidade de demanda e produção, contratou uma competente diretoria executiva e adquiriu, em 2004, a Foam Criations, empresa que produzia o material básico do calçado, o Croslite™, assegurando assim sua patente.
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Em 2005, utilizando bom-humor e ironia a marca lançou uma campanha publicitária com o slogan "Ugly Can Be Beautiful" (O feio pode ser bonito). Em 2006 a empresa adquiriu por US$ 20 milhões a Jbbitz, marca de acessórios especiais que produzia mini-broches coloridos (cristais, flores e personagens licenciados) especialmente desenvolvidos para os sapatos CROCS. Hoje em dia são mais de 1.200 itens disponíveis para o consumidor personalizar seus calçados, além de acessórios como porta-celulares. Demonstrando a força de sua marca, neste mesmo ano passou a ser patrocinadora oficial da Associação Profissional de Vôlei.
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Em 2006, a CROCS escolheu o Brasil para instalar a primeira fábrica na América Latina, localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo. A mais nova unidade começou a produzir em julho e tinha capacidade para fabricar 3 milhões de pares de calçados por ano, sendo que 35% a 50% direcionados para exportação. Mas devido a grave crise econômica, a empresa anunciou no final de 2008, o fechamento da fábrica. Em comunicado, informou que o fechamento foi determinado pela matriz do grupo nos Estados Unidos e tinha como objetivo ajustar a estrutura de custos global da empresa. O mercado brasileiro passou a ser abastecido pelas fábricas do México, China e Estados Unidos. A unidade mexicana passou a ser a única do grupo na América Latina.
- -Recentemente, em 2010, após amargar um enorme tropeço de vendas de sua moda peculiar, resolveu também apostar em produtos diferentes, com o lançamento de sandálias de salto alto de tiras vermelhas; sapatilhas femininas (chamadas CROCS Marnie); uma moderna linha de tênis, confeccionados com o mesmo material revolucionário dos calçados originais da marca; Crocband Flip, uma espécie de sandália havaianas da marca; e até sapatos de couro. Além disso, a nova campanha publicitária “Sinta o amor” (“Feel The Love”) divulga mais de 20 novos estilos com as novas mascotes da marca chamadas “Croslite”, uma turminha colorida de CROCS animados, que brincam com o conforto do calçado.- -
Os modelosOs calçados CROCS possuem uma ampla variedade de cores (mais de 20), incluindo tamanhos que variam do número 21, para crianças, até 44, para adultos, além de 30 modelos (básicos) de calçados diferentes incluindo as linhas infantis e licenciadas como a Disney Kids Cayman, calçados com os buracos de ventilação cortados no formato das orelhas do Mickey Mouse. Os modelos mais populares são o tradicional:
BEACH, modelo original que custa em torno de US$ 30;
CROCS KIDS CAYMAN, voltado para crianças a partir de 2 anos;
CROCS OF ROAD, uma versão esportiva do modelo original, com solado que remete ao das rodas de um jipe e alça turbo original, intercambiável e ajustável, com velcro;
CROCS GRILS MARY JANE, um calçado aberto na parte de cima e voltado para crianças e meninas adolescentes;
CROCS ATHENS, primeira sandália de dedo da marca;
CROCS GEORGIE, primeira bota da marca;
CROCS ENDEAVOR, calçado fechado na parte de cima, sem os tradicionais furinhos do modelo original;
CROCS PREPAIR, uma linha criada para auxiliar os atletas profissionais e amadores antes e após as atividades físicas com a certificação da US Ergonomics;
CROCS RX, linha desenvolvida especialmente para pessoas com problemas relacionados à saúde dos pés;
CROCS Work Shoes, que une a leveza e o conforto do material exclusivo Croslite™, com a proteção necessária aos pés de profissionais de cozinha, entre trabalhadores de outros segmentos como o setor hospitalar e hoteleiro;
CROCS Gabe, uma versão divertida do modelo Kids Classic com a carinha do Duke (Crocodilo símbolo da marca) estampada no calçado.
- -Ao todos são aproximadamente 250 modelos diferentes com mais de 400 combinações de cores para o consumidor escolher. Eis a fórmula de sucesso da CROCS.- -A comunicação
A comunicação da CROCS com o consumidor é feita por diversos canais. Um dos principais são os eventos relacionados a esportes e entretenimento. Esta é uma das formas que a marca encontrou para gerar experiência com o público. Por outro lado, tem em seus quiosques uma forma de se comunicar através de materiais de ponto-de-venda. Tudo é pensado para que a marca se ajuste ao tamanho ideal, sem ficar apertado nem frouxo no pé e na cabeça do consumidor. A Internet, uma coisa óbvia hoje em dia, é outra ferramenta forte utilizada pela CROCS. Navegando pela Internet os usuários estão cada vez mais antenados nos lançamentos do mercado e não demorou muito para que a marca se tornasse tema e inspiração para blogs e sites de relacionamento. Além da Internet, as crianças têm papel fundamental na curta história da CROCS e não é à toa que a empresa investe em eventos infantis todos os anos. Presente em diversos países, a CROCS mantém um padrão em sua comunicação: ser customizada para cada público onde atua.
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-Os slogansFeel The Love. (2010)A Shoe For Every You.
Anywhere. Any Time.
Ugly Can Be Beautiful.
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Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2002

● Fundador:
Lyndon Hanson, Scott Seamans e George Boedecker● Sede mundial: Niwot, Colorado● Proprietário da marca: Crocs Inc.● Capital aberto: Sim (2006)
● Chairman: Richard Sharp
● CEO:
John McCarvel● Faturamento: US$ 645.8 milhões (2009)
● Lucro: - US$ 42.1 milhões (2009)

● Valor de mercado: US$ 1.2 bilhões (novembro/2010)
● Fábricas: 6

● Lojas: 320 (lojas, quiosques e outlets)
● Presença global:
125 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.560

● Segmento:
Calçados● Principais produtos: Calçados e acessórios● Mascote: Croslite● Slogan: Feel The Love.● Website: http://www.crocs.com/

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A marca no mundoHoje, a marca CROCS está presente em mais de 125 países, tendo seus produtos vendidos em aproximadamente 20.000 pontos-de-venda, 84 lojas próprias, 170 quiosques e 63 outlets. No Brasil, os calçados podem ser encontrados em mais de 900 pontos-de-venda. Os calçados são produzidos em seis fábricas: Estados Unidos, México, Itália, Bósnia, China e Canadá. Uma equipe de designers italianos da empresa, altamente qualificada, atua para garantir que a marca coloque no mercado lançamentos que traduzam novas tendências em design e cores a cada dois meses. A empresa vende mais de 30 milhões de pares de calçados anualmente.-Você sabia? A empresa é a terceira maior fabricante de calçados do planeta, e desde o lançamento dos calçados CROCS já foram vendidas mais de 110 milhões de pares.--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas); revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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