Serviços de transmissão de dados em banda larga baseada na rede de terceira geração, serviços de localização, jogos, interatividade, além de um amplo portifólio de produtos e serviços. Tudo isso na palma da mão de mais de 44 milhões de usuários através de um aparelho celular. A operadora de telefonia celular VIVO mantém-se sempre atenta às novidades tecnológicas surgidas no mercado para garantir o acesso dos clientes a serviços e soluções que facilitem o seu dia-a-dia.
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A história
Tudo começou em 23 de janeiro de 2001, quando a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles firmaram um acordo estratégico para criar uma empresa de telefonia celular no Brasil que reuniria todos os seus investimentos em negócios de telefonia celular de acordo com a legislação brasileira. A VIVO foi resultado de uma união das principais operadoras de telefonia celular do Brasil (Telesp Celular Participações S.A., Tele Leste Celular Participações S.A., Tele Sudeste Celular Participações S.A., Celular CRT Participações S.A., Norte Brasil Telecom S/A, Global Telecom S/A e Telemig Celular Participações S/A), formando a maior empresa do setor na América do Sul. Um dos grandes marcos desse primeiro ano da história desse acordo estratégico foi, sem dúvida, o lançamento da marca VIVO que ocorreu em 13 de abril de 2003.
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Depois de meses de estudos para a escolha do nome, a marca VIVO “invadiu” o Brasil de Norte a Sul. Foi uma mega-operação que envolveu shows e eventos nos vários estados, campanha na televisão e em outras mídias, nova identidade visual para as lojas e prédios da organização e uma infinidade de ações que, em curtíssimo espaço de tempo, tornaram a marca e o ícone (um pequeno bonequinho estilizado) íntimos dos brasileiros. Em menos de dois meses, marca tornou-se Top of Mind, com índices sempre crescentes, que chegaram aos 42%, ao final de 2003 - 20 pontos à frente da segunda marca. No campo da inovação, um dos destaques deste ano foi o lançamento do Vivo ao Vivo - uma superplataforma multimídia, desenvolvida pelas equipes brasileiras, que revolucionaram o conceito de acesso a serviços. Vivo ao Vivo levou todos os serviços para a tela do celular ao alcance de um clique. Transformou o celular num micro computador.--Ainda este ano continuou crescendo, adquirindo a TCO (Tele Centro-Oeste Celular S.A.), ampliando a sua presença para um total de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com a TCO, a base de clientes passou a somar, na época, 16,8 milhões de pessoas. Ao completar um ano de operação a VIVO já registrava 22 milhões de usuários. Nos anos seguintes a VIVO cresceu ainda mais consolidando sua liderança no mercado brasileiro através de inovações tecnológicas e prestações de novos serviços.--Dentre os fatos expressivos de 2007, há que se destacar a conclusão da implantação da rede GSM que permitiu encerrar o ano atingindo um total de 2.318 municípios brasileiros e uma base de 11,2 milhões de clientes nessa tecnologia; a compra no mês de agosto da Telemig Celular, líder em cobertura no Estado de Minas Gerais, por aproximadamente R$ 1 bilhão; a aquisição das freqüências de 1,9 MHz para levar a cobertura ao Nordeste e das licenças de 3G; as inovações em aparelhos, planos e serviços, e atendimento. A VIVO encerrou este ano como líder em telefonia celular do país, com 33,5 milhões de usuários em sua base.--Em 2008 a VIVO atingiu uma marca histórica: em três anos - desde 2005 – entraram na comunidade VIVO 10 milhões de usuários, fazendo com que a base de clientes atingisse 40 milhões de clientes. E sua evolução mostra que a companhia está mais contemporânea do que nunca, com uma base de clientes satisfeitos (ou fiéis), sinal de qualidade que não custa mais caro e o melhor foco em atendimento. Atualmente a operadora tem como diferenciais competitivos: a cobertura, a modernidade e o caráter inovador de seus serviços de transmissão de voz e dados, como acesso à Internet móvel em banda larga, transmissão de vídeo e outros formatos de comunicação on-line.
-A linha do tempo2003● Lançamento dos serviços de mensagem de texto SMS (VIVO TORPEDO) e do VIVO Chat.
● Lançamento do VIVO ZAP, internet móvel em banda larga cujo acesso podia ser feito por meio de notebook ou PDA, conectados a celulares ou a wireless modems, com velocidade de transmissão de dados de até 144 kbps. Foi o primeiro acesso a internet Banda Larga celular ilimitado no Brasil.
● Lançamento do VIVO Empresas, unidade de negócios voltada ao segmento corporativo, que tinha como objetivo de atender às necessidades de mobilidade, agilidade, produtividade e economia de empresas de diversos tamanhos e segmentos, com soluções completas de voz e de dados.
2004
● Lançamento do VIVO Downloads (plataforma de serviços Brew, que permitia ao usuário baixar toques, jogos, papéis de parede e aplicativos).
● Lançamento do VIVO em Ação, um novo jogo no estilo Alternative Reality Game (ARG), com duração de 50 dias. Pela promoção, os usuários envolviam-se na solução do mistério fictício de celulares roubados, tendo de seguir pistas disponíveis nos serviços da VIVO, como Portal de Voz, Chat Wap, Cupido SMS e Quiz SMS, e no site da operadora.
● Lançamento do VIVO Agenda, serviço para armazenar informações de contatos da agenda do celular. O grande atrativo do serviço era que, em caso de perda, roubo, dano ou troca do aparelho, a agenda do celular podia ser recuperada em qualquer outro aparelho compatível com o serviço.
● Lançamento do VIVO Encontra, serviço pacote de serviços de localização pelo celular. O plano “Vivo Localiza” indica a posição de outro celular, sendo indicado, por exemplo, para pais que querem localizar seus filhos. O plano “Vivo Onde Estou” mostra para o usuário a localização de seu celular, com o nome da rua, número e bairro. O “Vivo Aqui Perto” indica estabelecimentos comerciais próximos do usuário, como bares, restaurantes e cinemas, com distância e sugestão de rota.2005● Inicia em julho da comercialização de aparelhos 3G, utilizando a tecnologia CDMA 1x EV-DO. Esta é primeira implementação da 3ª geração no Brasil.
● Lançamento do VIVO Play 3G, serviço que oferece acesso a conteúdos multimídia (download e streaming de vídeos, músicas e imagens, Games 3D) fornecidos pela operadora e por seus inúmeros fornecedores. O serviço é acessado por meio de um ícone no menu do celular que é o símbolo da tecla play, estilizado com a letra “V”.2006● Lançamento dos serviços da VIVO baseados na tecnologia GSM.
● Lançamento do VIVO Localiza Carga, uma nova modalidade de rastreamento remoto voltado para a carga transportada e não para o meio de transporte. A novidade vem a ampliar a oferta deste tipo de serviço, iniciado com o VIVO Localiza Equipe, que identifica a localização, por meio de celulares, de cada componente de uma equipe em tempo real, e permite acompanhar histórico de localizações, determinar áreas de importância ou risco, denominadas cercas eletrônicas, além de gerar avisos caso algum componente da equipe entre ou saia da área delimitada pela internet.
● Lançamento do VIVO SmartMail, um serviço de acesso remoto a e-mails em tempo real. Por meio da solução, um usuário pode checar suas mensagens em um smartphone ou PDA no mesmo instante em que ela é recebida no servidor corporativo, além de abrir e editar arquivos anexos de texto, planilha ou apresentação, e sincronizar agenda, calendário e tarefas.
● Lançamento dos planos de tarifas VIVO Escolha, que em apenas um ano foi considerado o plano mais econômico do mercado. Em uma estratégia inovadora, o novo conceito de planos pós-pagos permitia a personalização gratuita de acordo com as necessidades de cada cliente.
● Lançamento do VIVO Direto, chamadas via rádio com tarifas reduzidas.
● Lançamento do VIVO Co-Piloto, serviço para a navegação de usuários por meio de comunicação visual e por voz. É o GPS no celular.
● Lançamento do VIVO ZAP 3G, serviço de conexão à internet em banda larga, por meio da rede de terceira geração, permitindo a transmissão de dados em velocidades de até 2.4 Mbps.2007● Lançamento do VIVO Flash, que leva aos computadores a conexão wireless à Internet banda larga por meio da rede de 3G.
● Lançamento VIVO Empresas Experience, um espaço localizado dentro de sua megastore na Avenida Paulista que permite aos clientes corporativos testarem os serviços e produtos.
● Lançamento do VIVO Controle, planos que possibilitam ao cliente estabelecer um valor fixo a ser gasto no mês, bloqueando as ligações quando for alcançado o limite. Entre as vantagens está o fato de o custo de ligação ser mais baixo do que as feitas de pré-pagos.
● Lançamento do Torpedo Web, serviço que permite enviar torpedos gratuitamente a partir do Portal da VIVO na Internet.
● Lançamento do VIVO Residencial, que possibilita aos usuários de celulares pós-pagos pagar tarifa equivalente à de um telefone fixo nas ligações para outros fixos, mediante aquisição de um plano de serviços com franquia de ligações para números fixos, podendo ampliá-la.
--O portal
O Portal da VIVO é outro importante instrumento de contato. Nele, os usuários encontram informações sobre a empresa, seus produtos, serviços e planos de tarifas, entre outras. O portal indica ainda os caminhos que o consumidor pode tomar para ser atendido, como a Central de Relacionamento com o Cliente, ou para que ele acesse diretamente serviços como caixa postal, Vivo Informa, roamings nacional e internacional, recarga de cartão, consulta de saldo por SMS e por voz, Vivo Empresas e atendimento a deficientes auditivos. Alinhado à proposta de ser uma empresa inclusiva, o site é adaptado para uso de deficientes visuais. Além disso, por meio do Portal, os clientes podem acessar o Vivo On-Line, que oferece facilidades como a emissão de conta resumida ou detalhada dos últimos seis meses e ativação de serviços como caixa postal, identificador de chamadas, recebimento de fatura por e-mail e consulta de saldo do Programa de Pontos. O Portal VIVO recebeu, em 2007, 84 milhões de visitas. Mais de 65 milhões de transações on-line foram feitas por meio dele, sendo mais de 2 milhões só com clientes corporativos. O volume mensal de e-mails recebidos e respondidos no Fale Conosco foi de 50 mil.
- -Além do Portal VIVO, os clientes podem contatar a VIVO por carta, e-mail ou mesmo de maneira presencial, nas lojas da VIVO, cujos endereços são divulgados no Portal. Os terminais de auto-atendimento são outra via de acesso a produtos e serviços pelos usuários, disponível nas lojas da Vivo. Neles, o cliente informa o número do celular e a senha de acesso e pode inserir novos serviços na linha celular, atualizar endereço e e-mail, consultar as últimas contas pagas, visualizar e imprimir contas e obter boleto para pagamento. Os terminais de auto-atendimento, localizados em mais de 315 lojas próprias, realizaram mais de 10 milhões de transações. Para facilitar o contato de clientes com deficiência auditiva, a VIVO capacitou 20 consultores de lojas em São Paulo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Nas lojas onde esses profissionais trabalham, há selo indicativo de que os deficientes auditivos têm atendimento especial.-
-A linha do tempo2003● Lançamento dos serviços de mensagem de texto SMS (VIVO TORPEDO) e do VIVO Chat.
● Lançamento do VIVO ZAP, internet móvel em banda larga cujo acesso podia ser feito por meio de notebook ou PDA, conectados a celulares ou a wireless modems, com velocidade de transmissão de dados de até 144 kbps. Foi o primeiro acesso a internet Banda Larga celular ilimitado no Brasil.
● Lançamento do VIVO Empresas, unidade de negócios voltada ao segmento corporativo, que tinha como objetivo de atender às necessidades de mobilidade, agilidade, produtividade e economia de empresas de diversos tamanhos e segmentos, com soluções completas de voz e de dados.
2004
● Lançamento do VIVO Downloads (plataforma de serviços Brew, que permitia ao usuário baixar toques, jogos, papéis de parede e aplicativos).
● Lançamento do VIVO em Ação, um novo jogo no estilo Alternative Reality Game (ARG), com duração de 50 dias. Pela promoção, os usuários envolviam-se na solução do mistério fictício de celulares roubados, tendo de seguir pistas disponíveis nos serviços da VIVO, como Portal de Voz, Chat Wap, Cupido SMS e Quiz SMS, e no site da operadora.
● Lançamento do VIVO Agenda, serviço para armazenar informações de contatos da agenda do celular. O grande atrativo do serviço era que, em caso de perda, roubo, dano ou troca do aparelho, a agenda do celular podia ser recuperada em qualquer outro aparelho compatível com o serviço.
● Lançamento do VIVO Encontra, serviço pacote de serviços de localização pelo celular. O plano “Vivo Localiza” indica a posição de outro celular, sendo indicado, por exemplo, para pais que querem localizar seus filhos. O plano “Vivo Onde Estou” mostra para o usuário a localização de seu celular, com o nome da rua, número e bairro. O “Vivo Aqui Perto” indica estabelecimentos comerciais próximos do usuário, como bares, restaurantes e cinemas, com distância e sugestão de rota.2005● Inicia em julho da comercialização de aparelhos 3G, utilizando a tecnologia CDMA 1x EV-DO. Esta é primeira implementação da 3ª geração no Brasil.
● Lançamento do VIVO Play 3G, serviço que oferece acesso a conteúdos multimídia (download e streaming de vídeos, músicas e imagens, Games 3D) fornecidos pela operadora e por seus inúmeros fornecedores. O serviço é acessado por meio de um ícone no menu do celular que é o símbolo da tecla play, estilizado com a letra “V”.2006● Lançamento dos serviços da VIVO baseados na tecnologia GSM.
● Lançamento do VIVO Localiza Carga, uma nova modalidade de rastreamento remoto voltado para a carga transportada e não para o meio de transporte. A novidade vem a ampliar a oferta deste tipo de serviço, iniciado com o VIVO Localiza Equipe, que identifica a localização, por meio de celulares, de cada componente de uma equipe em tempo real, e permite acompanhar histórico de localizações, determinar áreas de importância ou risco, denominadas cercas eletrônicas, além de gerar avisos caso algum componente da equipe entre ou saia da área delimitada pela internet.
● Lançamento do VIVO SmartMail, um serviço de acesso remoto a e-mails em tempo real. Por meio da solução, um usuário pode checar suas mensagens em um smartphone ou PDA no mesmo instante em que ela é recebida no servidor corporativo, além de abrir e editar arquivos anexos de texto, planilha ou apresentação, e sincronizar agenda, calendário e tarefas.
● Lançamento dos planos de tarifas VIVO Escolha, que em apenas um ano foi considerado o plano mais econômico do mercado. Em uma estratégia inovadora, o novo conceito de planos pós-pagos permitia a personalização gratuita de acordo com as necessidades de cada cliente.
● Lançamento do VIVO Direto, chamadas via rádio com tarifas reduzidas.
● Lançamento do VIVO Co-Piloto, serviço para a navegação de usuários por meio de comunicação visual e por voz. É o GPS no celular.
● Lançamento do VIVO ZAP 3G, serviço de conexão à internet em banda larga, por meio da rede de terceira geração, permitindo a transmissão de dados em velocidades de até 2.4 Mbps.2007● Lançamento do VIVO Flash, que leva aos computadores a conexão wireless à Internet banda larga por meio da rede de 3G.
● Lançamento VIVO Empresas Experience, um espaço localizado dentro de sua megastore na Avenida Paulista que permite aos clientes corporativos testarem os serviços e produtos.
● Lançamento do VIVO Controle, planos que possibilitam ao cliente estabelecer um valor fixo a ser gasto no mês, bloqueando as ligações quando for alcançado o limite. Entre as vantagens está o fato de o custo de ligação ser mais baixo do que as feitas de pré-pagos.
● Lançamento do Torpedo Web, serviço que permite enviar torpedos gratuitamente a partir do Portal da VIVO na Internet.
● Lançamento do VIVO Residencial, que possibilita aos usuários de celulares pós-pagos pagar tarifa equivalente à de um telefone fixo nas ligações para outros fixos, mediante aquisição de um plano de serviços com franquia de ligações para números fixos, podendo ampliá-la.
--O portal
O Portal da VIVO é outro importante instrumento de contato. Nele, os usuários encontram informações sobre a empresa, seus produtos, serviços e planos de tarifas, entre outras. O portal indica ainda os caminhos que o consumidor pode tomar para ser atendido, como a Central de Relacionamento com o Cliente, ou para que ele acesse diretamente serviços como caixa postal, Vivo Informa, roamings nacional e internacional, recarga de cartão, consulta de saldo por SMS e por voz, Vivo Empresas e atendimento a deficientes auditivos. Alinhado à proposta de ser uma empresa inclusiva, o site é adaptado para uso de deficientes visuais. Além disso, por meio do Portal, os clientes podem acessar o Vivo On-Line, que oferece facilidades como a emissão de conta resumida ou detalhada dos últimos seis meses e ativação de serviços como caixa postal, identificador de chamadas, recebimento de fatura por e-mail e consulta de saldo do Programa de Pontos. O Portal VIVO recebeu, em 2007, 84 milhões de visitas. Mais de 65 milhões de transações on-line foram feitas por meio dele, sendo mais de 2 milhões só com clientes corporativos. O volume mensal de e-mails recebidos e respondidos no Fale Conosco foi de 50 mil.
- -Além do Portal VIVO, os clientes podem contatar a VIVO por carta, e-mail ou mesmo de maneira presencial, nas lojas da VIVO, cujos endereços são divulgados no Portal. Os terminais de auto-atendimento são outra via de acesso a produtos e serviços pelos usuários, disponível nas lojas da Vivo. Neles, o cliente informa o número do celular e a senha de acesso e pode inserir novos serviços na linha celular, atualizar endereço e e-mail, consultar as últimas contas pagas, visualizar e imprimir contas e obter boleto para pagamento. Os terminais de auto-atendimento, localizados em mais de 315 lojas próprias, realizaram mais de 10 milhões de transações. Para facilitar o contato de clientes com deficiência auditiva, a VIVO capacitou 20 consultores de lojas em São Paulo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Nas lojas onde esses profissionais trabalham, há selo indicativo de que os deficientes auditivos têm atendimento especial.-
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As tecnologias
A VIVO destaca-se no mercado brasileiro por ser a única operadora de telefonia móvel a oferecer aos seus clientes, tanto no segmento individual, como no corporativo, a opção de escolha de produtos e serviços nas tecnologias CDMA e GSM, as duas mais utilizadas mundialmente. Além disso, é a única que também oferece serviços de terceira geração CDMA EVDO.
● A rede de 3ª Geração (3G) para celulares da VIVO é baseada na tecnologia HSPA (High Speed Packet Access). Esta tecnologia permite a você acesso móvel à internet em alta velocidade. Na prática, isso significa menor tempo de download e upload, acesso a informações de maneira mais rápida, possibilitando banda larga móvel. A tecnologia permite ainda implementação de serviços multimídia de grande qualidade. É uma tecnologia de transmissão digital de sinais que permite atender um número maior de usuários na mesma faixa de freqüência, com mais velocidade na transmissão de voz e dados.
● CDMA é uma tecnologia de transmissão digital de sinais que permite atender um número maior de usuários na mesma faixa de freqüência, com mais velocidade na transmissão de voz e dados. CDMA é a sigla de Code Division Multiple Acess, que em português quer dizer Acesso Múltiplo por Divisão de Código.
● GSM, Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis, é o padrão de tecnologia móvel para celulares mais popular do mundo. É usada por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países.
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A VIVO destaca-se no mercado brasileiro por ser a única operadora de telefonia móvel a oferecer aos seus clientes, tanto no segmento individual, como no corporativo, a opção de escolha de produtos e serviços nas tecnologias CDMA e GSM, as duas mais utilizadas mundialmente. Além disso, é a única que também oferece serviços de terceira geração CDMA EVDO.
● A rede de 3ª Geração (3G) para celulares da VIVO é baseada na tecnologia HSPA (High Speed Packet Access). Esta tecnologia permite a você acesso móvel à internet em alta velocidade. Na prática, isso significa menor tempo de download e upload, acesso a informações de maneira mais rápida, possibilitando banda larga móvel. A tecnologia permite ainda implementação de serviços multimídia de grande qualidade. É uma tecnologia de transmissão digital de sinais que permite atender um número maior de usuários na mesma faixa de freqüência, com mais velocidade na transmissão de voz e dados.
● CDMA é uma tecnologia de transmissão digital de sinais que permite atender um número maior de usuários na mesma faixa de freqüência, com mais velocidade na transmissão de voz e dados. CDMA é a sigla de Code Division Multiple Acess, que em português quer dizer Acesso Múltiplo por Divisão de Código.
● GSM, Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis, é o padrão de tecnologia móvel para celulares mais popular do mundo. É usada por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países.
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Responsabilidade social
Como a maior empresa de telecomunicações móveis do Hemisfério Sul, a VIVO sabe que suas responsabilidades vão além dos aspectos econômicos, legais e da oferta de serviços de qualidade. A empresa cumpre com seu papel de ser um agente de transformação social. Para isso, busca realizar suas ações sempre com o objetivo de atender o maior número de pessoas. Consciente da sua Responsabilidade Socioambiental, desenvolve ações para tornar seus produtos e serviços acessíveis para as pessoas com deficiência, com o Programa Soluções Inclusivas. Além disso, o Instituto Vivo (fundado em junho de 2004), área responsável pela gestão do investimento social da empresa, coordena as iniciativas voltadas às causas da inclusão socioeducacional do jovem deficiente visual, e estimula as ações de voluntariado.
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Outro importante projeto é o Espaço Cultural Vivo (inaugurado em março de 2004), um ambiente projetado no prédio da Vivo-SP para receber exposições de artes visuais, artes cênicas, música e cineclube, de forma a fortalecer o compromisso de democratizar o acesso da população a eventos de qualidade difundindo a cultura e as artes produzidas no Brasil, e incentivando a inclusão social. A VIVO também desenvolve diversos projetos visando à preservação do meio ambiente. Com a iniciativa de recolhimento de baterias usadas coletou mais de 105 mil unidades em 2006. E para promover a educação ambiental, a operadora atua com o Programa de Gerenciamento de Resíduos, que ensina a manejar corretamente todo o material produzido e descartado pela empresa.
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O símbolo
A marca VIVO foi lançada para representar a maior comunidade de clientes do Brasil. A proposta da marca é oferecer produtos e serviços de comunicação móvel, trazendo inovações e vantagens para tornar o dia-a-dia de seus clientes mais fácil e divertido. A marca VIVO, como o próprio nome diz, representa vida, energia, alegria e uma atitude positiva. O ícone que representa a marca (um boneco semi-transparente sem expressão facial ou detalhe que varia nas cores azul, verde, vermelho, laranja e púrpura, cada uma representando uma das empresas da junção que deu origem à VIVO) traduz a postura convidativa e os valores da VIVO: proximidade, transparência, simplicidade, brasilidade e acessibilidade. O ícone representa o companheiro que torna o dia-a-dia mais fácil e divertido. Seu dinamismo e seu aspecto visual – com diversas cores e posições – representam a diversidade da comunidade de clientes da VIVO. Uma comunidade brasileira que inclui a todos, porque a VIVO é para todo mundo! O ícone também personifica a VIVO, a tecnologia e os serviços que oferece, tornando-a mais tangível e humana.
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A marca VIVO foi lançada para representar a maior comunidade de clientes do Brasil. A proposta da marca é oferecer produtos e serviços de comunicação móvel, trazendo inovações e vantagens para tornar o dia-a-dia de seus clientes mais fácil e divertido. A marca VIVO, como o próprio nome diz, representa vida, energia, alegria e uma atitude positiva. O ícone que representa a marca (um boneco semi-transparente sem expressão facial ou detalhe que varia nas cores azul, verde, vermelho, laranja e púrpura, cada uma representando uma das empresas da junção que deu origem à VIVO) traduz a postura convidativa e os valores da VIVO: proximidade, transparência, simplicidade, brasilidade e acessibilidade. O ícone representa o companheiro que torna o dia-a-dia mais fácil e divertido. Seu dinamismo e seu aspecto visual – com diversas cores e posições – representam a diversidade da comunidade de clientes da VIVO. Uma comunidade brasileira que inclui a todos, porque a VIVO é para todo mundo! O ícone também personifica a VIVO, a tecnologia e os serviços que oferece, tornando-a mais tangível e humana.
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A comunicação
Uma das maiores campanhas da história da publicidade brasileira dos últimos anos foi lançada pela VIVO em 2005 para divulgar o lançamento do pacote de serviços multimídia de 3ª Geração, o Vivo Play 3G. Em parceria com a QUALCOMM e a Samsung, a campanha tão inovadora quanto os próprios aplicativos, foi estrelada pela topmodel Gisele Bündchen, o jogador Robinho, Torben Grael, Didi Wagner, Ed Motta, Silvio e Vesgo do Pânico, Henry Castelli, Carolina Dieckmann e até personagens como Pernalonga, Patolino e “Jason Sexta-feira 13”. Num único e significativo gesto eles reproduziam o símbolo do novo serviço, um ícone estilizado da tecla play com o “V” da VIVO, dando a idéia de um novo e moderno movimento que chegava para mudar atitudes e comportamentos na utilização do celular. A essência era a convergência de mídias no celular, que sobre as demais ferramentas contava com um trunfo: a mobilidade. O slogan “O novo mundo é play” enfatizava a possibilidade de ter na palma da mão recursos similares de CD, DVD e TV, em qualquer hora e lugar, a partir da tecla play.
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Outra ação de sucesso ocorreu em 2007, quando a VIVO lançou uma enorme campanha de reposicionamento da marca sintetizado na expressão “Vivo. Sinal de Qualidade”. A campanha na mídia, que tinha como porta-voz a atriz Marília Gabriela, assumindo publicamente o compromisso com a qualidade e com a satisfação do cliente traduziu não apenas o novo posicionamento da marca, mas o novo posicionamento de toda a empresa. A campanha foi lançada oficialmente no dia 15 de março, data em que se comemorou o Dia do Consumidor. O resultado da campanha já pode ser sentido no final do ano, quando a empresa encerrou o ano com o maior índice de clientes satisfeitos entre todos os players do setor de telecomunicações móveis do Brasil, com um dos menores índices de reclamações de clientes registradas na Anatel, com a marca mais valiosa de seu setor no país, com inúmeras manifestações de reconhecimento às suas práticas sócio-ambientais e com um saudável ambiente-
Os slogansConexão como nenhuma outra. (2009, VIVO 3G)
Sinal de Qualidade. (2006)
VIVO é você em primeiro lugar. (2003)
VIVO é você em primeiro lugar. (2003)
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 13 de abril de 2003● Fundador: Portugal Telecom e Telefónica Móviles
● Sede mundial: São Paulo, Brasil● Proprietário da marca: Vivo Participações S.A.
● Capital aberto: Sim● Presidente: Luis Miguel López● Diretor-presidente: Roberto Lima● Faturamento: R$ 15.8 bilhões (2008)
● Lucro: R$ 389.7 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 3.79 bilhões (janeiro/2009)
● Valor da marca: R$ 5.93 bilhões (2008)
● Lojas: + 315
● Clientes: 44.9 milhões (2008)
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 5.558● Segmento: Telecomunicação
● Principais produtos: Telefonia celular
● Ícones: O bonequinho de seu logotipo
● Fundação: 13 de abril de 2003● Fundador: Portugal Telecom e Telefónica Móviles
● Sede mundial: São Paulo, Brasil● Proprietário da marca: Vivo Participações S.A.
● Capital aberto: Sim● Presidente: Luis Miguel López● Diretor-presidente: Roberto Lima● Faturamento: R$ 15.8 bilhões (2008)
● Lucro: R$ 389.7 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 3.79 bilhões (janeiro/2009)
● Valor da marca: R$ 5.93 bilhões (2008)
● Lojas: + 315
● Clientes: 44.9 milhões (2008)
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 5.558● Segmento: Telecomunicação
● Principais produtos: Telefonia celular
● Ícones: O bonequinho de seu logotipo
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A marca no Brasil
A VIVO, maior prestadora de serviços de telecomunicações móveis do Hemisfério Sul e a 10ª maior do mundo (em número de clientes), possui atualmente 44.9 milhões de clientes em 21 estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) mais o Distrito Federal, com 29.8% de participação de mercado. Os clientes VIVO falam em todo o Brasil e em mais de 170 países, nos cinco continentes, podendo comprar produtos em mais de 315 lojas da marca. O número de minutos de uso por cliente por mês em 2008 foi de 87 minutos. A empresa é líder no mercado individual e também no segmento corporativo, para o qual fornece soluções através da unidade de negócios Vivo Empresas.
-Você sabia?● Somada a área de cobertura da operadora, 92% do território brasileiro é atendido pela VIVO. Essa cobertura atingiu, no final de 2008, 2.900 municípios de sua área de atuação. O destaque é o avanço expressivo de cidades cobertas pela tecnologia GSM, que alcançou 2.318. Os municípios atendidos com a tecnologia CDMA somaram 2.321. Além disso a tecnologia 3G está disponível em 316 municípios.
● A Logística Vivo abastece as lojas próprias, os dealers e os pontos de recarga de cartões pré-pagos. No total, são mais de 8 mil pontos-de-venda no Brasil. Mensalmente a VIVO distribui aproximadamente 1,4 milhões de aparelhos celulares, 1,6 milhão de simcards e 12,5 milhões de cartões de recarga.
A VIVO, maior prestadora de serviços de telecomunicações móveis do Hemisfério Sul e a 10ª maior do mundo (em número de clientes), possui atualmente 44.9 milhões de clientes em 21 estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) mais o Distrito Federal, com 29.8% de participação de mercado. Os clientes VIVO falam em todo o Brasil e em mais de 170 países, nos cinco continentes, podendo comprar produtos em mais de 315 lojas da marca. O número de minutos de uso por cliente por mês em 2008 foi de 87 minutos. A empresa é líder no mercado individual e também no segmento corporativo, para o qual fornece soluções através da unidade de negócios Vivo Empresas.
-Você sabia?● Somada a área de cobertura da operadora, 92% do território brasileiro é atendido pela VIVO. Essa cobertura atingiu, no final de 2008, 2.900 municípios de sua área de atuação. O destaque é o avanço expressivo de cidades cobertas pela tecnologia GSM, que alcançou 2.318. Os municípios atendidos com a tecnologia CDMA somaram 2.321. Além disso a tecnologia 3G está disponível em 316 municípios.
● A Logística Vivo abastece as lojas próprias, os dealers e os pontos de recarga de cartões pré-pagos. No total, são mais de 8 mil pontos-de-venda no Brasil. Mensalmente a VIVO distribui aproximadamente 1,4 milhões de aparelhos celulares, 1,6 milhão de simcards e 12,5 milhões de cartões de recarga.
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