Rápido, prático, barato e substancioso. Quando Marco Pólo esteve na China, no século XII, já comiam o la-mein. No século XVII o samurai japonês Mitsukuni Tokugawa provou e aprovou o prato e o levou para o xógun, que resolveu mantê-lo como privilégio da elite japonesa. Mas o produto se popularizou depois que a NISSIN lançou o macarrão instantâneo, popularmente conhecido no Brasil como Miojo.
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A história
A história da empresa tem início em um Japão completamente devastado pela Segunda Guerra Mundial. Foi neste cenário, no dia 4 de setembro de 1948, que o Senhor Momofuku Ando, nascido em Taiwan quando ainda era uma possessão japonesa, começou uma pequena e humilde empresa familiar chamada Nissin Shokuhin na cidade de Ikeda, especializada na fabricação de alimentos. Disposto a acabar, ou pelos menos minimizar a fome no período de pós-guerra, ele nunca desistiu de criar um alimento que todos pudessem consumir. Para chegar ao produto de seus sonhos estabeleceu, desde a partida, cinco condições: que fosse, pelo gosto, do agrado das pessoas; que trouxesse conveniência em todos os sentidos, muito especialmente em termos de acesso e preparação; que pudesse ser guardado por um bom tempo; que fosse saudável; e que coubesse no bolso da maioria das pessoas, muito especialmente, dos mais pobres.
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Somente uma década depois, no dia 25 de agosto de 1958, depois de meses de tentativa e erro, Ando anunciou que, finalmente, aperfeiçoara o seu método de "fritura-relâmpago" que levou à invenção do lámen instantâneo (macarrão), que dispensava um cozimento demorado e o escorrimento da massa, e vinha com um preparado em pó para fazer o caldo através da simples dissolução em água quente por 3 minutos. Foi então que introduziu no mercado o “Chiken Ramen”, no sabor galinha, primeiro macarrão instantâneo que o mundo tinha conhecimento, popularmente conhecido no Brasil como Miojo.--Ele teve a idéia de criar o macarrão instantâneo ao perceber uma enorme fila de pessoas famintas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa, considerado um item de luxo nos restaurantes japoneses, conhecidos como “Casas de Ramen”. Para ele, o fim da fome no mundo significaria também o fim das guerras. Com um custo de 1/6 do macarrão fresco, o senhor Momofuku criou um novo conceito de alimento, com um método novo e revolucionário: retirar o macarrão da embalagem, colocá-lo dentro de uma tigela, adicionar água quente, tampar e esperar 3 minutos. O novo produto era ideal para a combalida economia japonesa: barato, nutritivo, prático e gostoso. O macarrão instantâneo vendeu além das melhores expectativas planejadas por ele e a partir daí, mercearias encheram suas prateleiras com essa novidade da cozinha japonesa.--A década de 70 tem início com a instalação de uma subsidiária nos Estados Unidos para vender o famoso macarrão instantâneo, comercializado no mercado americano com o nome de Top Ramen. Pouco depois, em 1971, utilizando técnicas de liofização (processo de desidratação) dos alimentos e aperfeiçoando o sabor do produto e reformulando a embalagem, lançou no mercado um produto revolucionário: o kappu nuudoru (lámen no copo). A partir de então, bastava abrir a embalagem, colocar água quente, esperar 3 minutos, dar uma mexidinha e comer. Devido aos preços baixos e ao fácil e rápido preparo, o CUP NOODLE fez tanto sucesso que passou a ser vendido ao redor do mundo.
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Nos anos seguintes a NISSIN introduziu no mercado inúmeros tipos de macarrão instantâneo, além de uma infinidade de sabores, que variam dependendo do país onde é comercializado. Consciente da importância da marca, Ando criou e inaugurou o INSTANT RAMEN MUSEUM em Ikeda, próximo de Osaka, em novembro de 1999, para imortalizar a história do macarrão instantâneo, detalhando todos os momentos que antecederam sua criação. O fundador da empresa, apelidado de “rei dos macarrões”, permaneceu ativo até sua morte no dia 5 de janeiro de 2007. Um exemplo foi sua aparição na televisão para promover uma versão do CUP NOODLE com embalagem a vácuo desenvolvido para alimentar os astronautas do ônibus espacial americano Discovery, especialmente o japonês Shoichi Noguchi, em 2005.-
Uma infinidade de saboresCom a popularização do macarrão instantâneo da NISSIN pelo mundo através dos anos, muitos sabores surgiram. No mercado americano existe mais de 20 sabores, entre eles de camarão, bife, bacon e apimentado. No Brasil muitos sabores são tipicamente regionais como Galinha Caipira, Frango com Requeijão, Bolonhesa e até Carne de Sol. No Japão são fabricados mais de 200 tipos de Lámen e 864 de Cup Lámen. Entre os inúmeros sabores disponíveis na Terra do Sol Nascente existe o de frutos do mar, galinha brasileira, curry, chilli com tomate, creme de galinha, entre outros.-
O logotipo
A palavra NISSIN é estampada em branco sobre fundo vermelho, passando a idéia de saúde e higiene. O logotipo está inserido em um semicírculo vermelho que traz três significados básicos: o primeiro é que o semicírculo representa a metade do mundo, indicando a postura internacional da NISSIN. O segundo, uma analogia a um sorriso, simbolizando a felicidade que a empresa pretende proporcionar. E o terceiro é o significado mais simples do semicírculo, ele se parece com uma tigela, recipiente utilizado para servir o macarrão instantâneo em seu país de origem, o Japão. O conjunto da logomarca, agregando o tradicional Miojo, é a marca registrada da empresa pioneira em fabricação de macarrão instantâneo. O macarrão instantâneo foi inicialmente comercializado no Brasil com a marca “Miojo” e se tornou sinônimo de produto para a maioria dos brasileiros.
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A palavra NISSIN é estampada em branco sobre fundo vermelho, passando a idéia de saúde e higiene. O logotipo está inserido em um semicírculo vermelho que traz três significados básicos: o primeiro é que o semicírculo representa a metade do mundo, indicando a postura internacional da NISSIN. O segundo, uma analogia a um sorriso, simbolizando a felicidade que a empresa pretende proporcionar. E o terceiro é o significado mais simples do semicírculo, ele se parece com uma tigela, recipiente utilizado para servir o macarrão instantâneo em seu país de origem, o Japão. O conjunto da logomarca, agregando o tradicional Miojo, é a marca registrada da empresa pioneira em fabricação de macarrão instantâneo. O macarrão instantâneo foi inicialmente comercializado no Brasil com a marca “Miojo” e se tornou sinônimo de produto para a maioria dos brasileiros.
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A marca no Brasil
No Brasil, o macarrão instantâneo chegou em 1965 através de um pequeno empresário chinês que havia conhecido o produto no Japão e passou a produzi-lo em São Paulo com a marca Miojo (estrela brilhante). Alguns anos depois, a japonesa NISSIN decidiu operar no Brasil, comprou a Miojo, construiu uma fábrica em Ibiúna, mas resolveu continuar usando a marca local, devido ao forte apelo que o nome já possuía no mercado. Hoje os investimentos realizados pela joint venture Nissin e Ajinomoto, consolidaram esse produto como líder no segmento de macarrão instantâneo, que são produzidos com a máxima higiene, ingredientes selecionados e processo totalmente automatizado.
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Em 1997 a empresa passou a comercializar nacionalmente o produto Cup Noodles (macarrão instantâneo no copo), importado da NISSIN dos Estados Unidos e sucesso no mundo inteiro, que por sua praticidade, é um produto ideal para ser consumido em qualquer lugar. Hoje existem no mercado brasileiro desde os tradicionais lámen de carne, bacon e camarão até os sabores regionais, como carne de sol, galinha ensopada e costela na brasa.
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Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 4 de setembro de 1948
● Fundador: Momofuku Ando
● Sede mundial: Osaka, Japão● Proprietário da marca: Nissin Food Company
● Capital aberto: Não● CEO & Presidente: Koki Ando
● Faturamento: US$ 3.84 bilhões (estimado)
● Lucro: US$ 276 milhões (estimado)
● Fábricas: 29
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 21.900● Segmento: Alimentos● Principais produtos: Macarrão instantâneo● Ícones: O Miojo
● Slogan: Nada é igual a Nissin. Porque só a Nissin é o verdadeiro miojo.
● Website: www.nissin.com
● Fundação: 4 de setembro de 1948
● Fundador: Momofuku Ando
● Sede mundial: Osaka, Japão● Proprietário da marca: Nissin Food Company
● Capital aberto: Não● CEO & Presidente: Koki Ando
● Faturamento: US$ 3.84 bilhões (estimado)
● Lucro: US$ 276 milhões (estimado)
● Fábricas: 29
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 21.900● Segmento: Alimentos● Principais produtos: Macarrão instantâneo● Ícones: O Miojo
● Slogan: Nada é igual a Nissin. Porque só a Nissin é o verdadeiro miojo.
● Website: www.nissin.com
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A marca no mundo
Atualmente a enorme linha de macarrão instantâneo da NISSIN, fabricada em mais de 10 países, é vendidas em outros 80, com forte presença no Brasil, Estados Unidos, Coréia, Tailândia, Filipinas, Índia, China, Alemanha, além do Japão. A NISSIN, número um do mercado de macarrão instantâneo, vende mais de 80 bilhões de pacotes de macarrão por ano.
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Você sabia?
● Os produtos NISSIN possuem fios longos de macarrão que são ondulados para facilitar o manuseio do produto e para que os fios não se quebrem.
Atualmente a enorme linha de macarrão instantâneo da NISSIN, fabricada em mais de 10 países, é vendidas em outros 80, com forte presença no Brasil, Estados Unidos, Coréia, Tailândia, Filipinas, Índia, China, Alemanha, além do Japão. A NISSIN, número um do mercado de macarrão instantâneo, vende mais de 80 bilhões de pacotes de macarrão por ano.
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Você sabia?
● Os produtos NISSIN possuem fios longos de macarrão que são ondulados para facilitar o manuseio do produto e para que os fios não se quebrem.
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