sábado, 4 de dezembro de 2010

ALFA ROMEO

A ALFA ROMEO é uma marca que encantou, e continua encanto, a muitos pelo mundo afora. Existem características que sempre fizeram parte de uma imagem coletiva global da marca: o seu “cuore sportivo” ou coração desportivo, vitalidade indomável, o som do motor, a elegância das formas e o design italiano. Histórias contam que Henry Ford costumava tirar o seu chapéu cada vez que via um ALFA ROMEO passar, e que no dia que venceu a escuderia italiana, Enzo Ferrari chorou como um bebê. A empresa atravessou um século de história e muitas das suas páginas memoráveis contribuíram para a história dos automóveis.
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A História
A empresa teve origem em 1907, quando Cavaliere Ugo Stella, um aristocrata de Milão, e Alexandre Darracq, fabricante de carros francês, fundaram a companhia “Darracq Italiana”, que começou a produzir automóveis Darracq em Nápoles. Com o fim da parceria em 1910, Stella, com o financiamento de outros investidores italianos, moveu a linha de produção para uma fábrica desativada em Portello, subúrbio de Milão, mudando, no dia 24 de junho, o nome da empresa para A.L.F.A. - Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. O primeiro carro produzido inteiramente pela nova montadora foi o modelo 24 HP, desenhado por Giuseppe Merosi (tendo este nome devido à potência gerada por seu motor). Posteriormente, Merosi participou do desenvolvimento de novos carros da ALFA, com motores mais potentes, de 40 a 60 hp. A ALFA também se aventurou nas competições automobilísticas, com os pilotos Franchini e Ronzoni participando da Targa Florio de 1911 pilotando modelos 24 HP.
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Em 1915, passando por graves problemas financeiros, Nicola Romeo assumiu sua direção e a converteu numa fábrica bélica para atender as necessidades da Itália e seus aliados durante a Primeira Guerra Mundial. Munição, motores e peças para aviões, geradores e compressores baseados nos motores de carros anteriormente produzidos e até locomotivas foram produzidas pela ALFA durante o tempo que durou o conflito. Com o fim da guerra, Nicola Romeo assumiu o controle total da empresa, e a fabricação de carros foi retomada em 1919. Em 1920 o nome da empresa foi alterado para Alfa Romeo, e o Torpedo de 20 a 30 HP foi o primeiro carro fabricado sob a nova marca. Giuseppe Merosi continuou como designer-chefe e a companhia continuou a produzir bons carros de rua e carros de corrida de sucesso (dentre eles o 40-60 HP e o RL Targa Florio).--Em 1923, o então piloto da equipe Alfa Romeo, Enzo Ferrari, convenceu Vittorio Jano a abandonar a FIAT e substituir Giuseppe Merosi na equipe de design da ALFA ROMEO. O primeiro modelo concebido sob a supervisão de Jano foi o P2 Grand Prix, que deu à escuderia italiana o título mundial de 1925. Para carros de rua, Jano desenvolveu uma série de motores pequenos e médios de 4, 6 e 8 cilindros em linha baseados no motor do P2 que estabeleceram a arquitetura de motores clássica da ALFA ROMEO: Construção em liga-leve, câmaras de combustão hemisféricas, velas em posição central, duas válvulas em linha por cilindro e câmara de combustão dupla. Tal arquitetura provou-se durável e potente.--Em 1928 Nicola Romeo abandonou a empresa, quando esta foi à falência e acabou sendo comprada por um consórcio de bancos. Em 1933 a ALFA ROMEO sofreu uma intervenção do Governo italiano, que passou a ter o controle da empresa. Neste momento a montadora abandonou as competições, surgindo então a Scuderia Ferrari, inicialmente como o braço de competições da ALFA ROMEO (Enzo Ferrari pilotou para a ALFA antes de assumir a chefia da equipe, e logo a seguir passa a produzir seus próprios carros). Com o governo no comando, a montadora passou a produzir em massa servindo os interesses e ambições do fascismo. A Segunda Guerra Mundial gerou outra grave crise para a montadora italiana, destruindo boa parte de suas instalações e praticamente paralisando a produção de veículos.
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A empresa teve que recomeçar praticamente do zero e com a Itália bastante destruída, resolveu remodelar sua produção, diminuindo a fabricação de carros luxuosos, e dedicando-se à produção em massa de carros populares. Mas também estabelece um novo padrão: além dos carros de produção, produzem-se edições limitadas ou modelos exclusivos criados por estilistas famosos. Na década de 50, o sucesso da montadora nas pistas pode ser traduzido nas conquistas dos campeonatos de Fórmula 1 com Nino Farina em 1950, que venceu pilotando uma ALFA ROMEO 158 com compressor; e em 1951, com Juan Manuel Fangio pilotando uma Alfetta 159 (uma evolução do modelo 158, com um compressor de dois estágios).-
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A década de 60 começou com a construção de uma nova fábrica em Arese, que seria inaugurada três anos mais tarde. O primeiro carro produzido é o Giulia, que vende mais de um milhão de modelos, nas suas várias versões. Em 1964 é criada a Autodelta, sob a direção de Carlo Chiti, que desenvolve carros de corrida baseados nos modelos dos carros de produção ou desenvolve novos modelos. Estes são anos importantes para a ALFA ROMEO, que consolida tanto sua imagem como sua posição comercial. Nesta década a ALFA ROMEO tornou-se famosa por seus carros pequenos e modelos desenhados especialmente para a polícia italiana (Pantere e Carabinieri), dentre eles o glorioso Giulia Super, ou o 2600 Sprint GT, que recebeu o apelido expressivo de “Inseguimento” (por ter sido confundido com o carro utilizado pelo famoso agente de polícia, e inigualável motorisa Armandino Spadafora na perseguição a ladrões por uma escada em 1960. Em 1967 o famoso filme A Primeira Noite de um Homem, protagonizado por Dustin Hoffman deu status de celebridade à Alfa Romeo Spider (também conhecida por suas designações italianas “Duetto” ou “Osso di Seppia”, ou ainda “round tail”).
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Na década de 70 a ALFA ROMEO novamente entrou em crise financeira. O governo então privatizou a montadora, passando o controle para a FIAT em 1986. Foi então criado um novo grupo empresarial - Alfa Lancia Spa - que se dedicou desde então à fabricação de carros ALFA ROMEO e Lancia. Antes de ser comprada pela FIAT, a ALFA ROMEO sempre teve uma postura ousada no mercado, experimentando novas soluções nas pistas e utilizando-as na produção em série, mesmo com o risco de perdas comerciais. A ALFA ROMEO sempre se caracterizou também pelo estilo controverso e pouco ortodoxo, que sempre levantaram discussões sobre estilo. Sob o comando da FIAT, já no ano seguinte, um dos modelos de maior sucesso da montadora é introduzido no mercado: a ALFA 164 foi apresentada no salão do automóvel de Frankfurt, tendo seu projeto de designer assinado pelo estúdio Pininfarina, conferindo ao carro um visual distinto, e ao mesmo tempo agressivo e potente.
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Em 1994 a gama ficou completa com o lançamento do modelo 164 Quadrifoglio 4, que combinava o motor 3.0 V6 24v com um sistema sofisticado de tração nas quatro rodas, com controle de tração eletrônico e uma caixa de 6 velocidades. O novo milênio tem início com um recorde de vendas em 2001, quando a ALFA ROMEO comercializou 213.638 unidades. Em janeiro de 2003, a montadora introduz no mercado a campanha “A beleza não basta”, um conceito das entrelinhas da nova estratégia comercial da marca, e expressa na importância da substância além da forma. Afinal, a ALFA ROMEO é sinônimo de estilo e elegância, mas também de inovação técnica. Nos anos seguintes a montadora introduziu no mercado uma linha de veículos ousados e modernos como o esportivo GT, o cupê BRERA, o conversível SPYDER, o sedã 159, o exclusivo esportivo 8C COMPETIZIONE e mais recentemente o compacto esportivo MiTo.
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A linha do tempo

1992 Lançamento da ALFA ROMEO 155, primeiro sedã com tração nas rodas dianteiras.
1994 Lançamento da ALFA ROMEO 145, primeiro carro de produção da montadora criado no “Centro Stile” sob a direção do brasileiro Walter D'Silva. Com frente inclinada, grade do radiador proeminente (uma continuação das duas curvas do capô), e um ângulo inclinado no vidro traseiro, o modelo era uma inovação em termos de design. Em 1995, usando a mesma plataforma de design do modelo, é criada uma versão de cinco portas, batizada de ALFA ROMEO 146.
1995 Lançamento da ALFA GTV e da ALFA SPIDER, que fazem suas estréias no Salão Automóvel de Genebra. Desde o início, os desenhos desenvolvidos paralelamente, com duas abordagens diferentes, resultaram em dois modelos distintos: um cupê (GTV) e um conversível (SPIDER). Criados com a colaboração entre o “Centro Stile” da ALFA ROMEO e o estúdio Pininfarina, o ALFA GTV apresentava uma elegância agressiva, mantendo a melhor tradição da marca. No SPIDER, alguns elementos eram claras referências ao passado, tais como a traseira inclinada, que lembrava o lendário Duetto “osso de choco”. Ambos os modelos, possuíam ofereciam motores dos automóveis 155 Twin Spark e os dois motores de 6 cilindros da gama do 164, com suspensão de rodas independente.
1997 Lançamento da ALFA ROMEO 156, modelo chave para o lançamento e reposicionamento da marca no mercado europeu. O ALFA 156 era um carro completamente original. Tinha um estilo marcante, robusto, e grande performance na estrada. Materiais especiais eram utilizados na sua construção, tais como ligas de magnésio e alumínio, além de ser equipado como um potente motor de alta performance, sistemas de suspensão e muitos equipamentos de segurança ativa e passiva. O modelo conquistou o título de carro do ano em 1998.
1998 Lançamento da ALFA ROMEO 166, um sedã de grande porte com estilo agressivo, onde a semelhança com o modelo 156 é clara em determinados elementos: a imponência lateral, a junção que permite que o limpa-brisa traseiro fique alinhado com as estruturas das janelas, e a localização horizontal das luzes traseiras.2000 Lançamento da ALFA ROMEO 147, um automóvel compacto (4,16 metros de comprimento e 1,70 de largura) com uma performance, sistemas de segurança, equipamento e conforto esperados nos modelos de categorias superiores.
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Lançamento da ALFA ROMEO SPORTWAGON, versão perua (station-wagon) do tradicional modelo 156. Como item opcional o carro oferecia a suspensão Nivomat, capaz de compensar em tempo real, quaisquer variações provocadas pela carga.
2001 Lançamento da ALFA ROMEO 147 na versão cinco portas. Esteticamente, a versão adota uma solução exclusiva: puxador da porta traseira em preto, embutido na estrutura da janela. Esta estratégia, significa que o foco visual permanece no puxador frontal, dando uma imagem de coupé esportivo.
2002 Lançamento da linha ALFA ROMEO 156 GTA e ALFA ROMEO SPORTWAGON GTA, um “puro” versões esportivas dos tradicionais modelos. As formas marcantes e robustas, e o estilo agressivo da carroçaria formavam o caráter esportivo único desta linha. Mas a verdadeira emoção destes carros estava no seu conteúdo técnico: novo motor de 3.2 litros, proporcionando uma potência ainda maior.
2004 Lançamento da ALFA ROMEO GT, um modelo hatch esportivo com curvas elegantes.
Apresentação da ALFA ROMEO CROSSWAGON, primeiro utilitário esportivo da montadora italiana. Na verdade, o modelo não mais era que uma 156 Sportwagon com altura em relação ao solo elevada e um sistema de tração integral (Q4), que já não era visto num ALFA ROMEO desde 1992.
2005 Apresentação da ALFA ROMEO BRERA, um modelo coupe esportivo, que possui também uma versão conversível denominada SPYDER, introduzida em 2006. O modelo com design altamente conceituado foi criado pela Italdesign, dirigida por Giorgetto Giugiaro, que trabalhou em alguns dos famosos carros da ALFA ROMEO, incluindo o Giulia Sprint GT nos anos 60 e o Alfetta GT nos anos 70.
Lançamento da ALFA ROMEO 159, um sedã de médio porte disponível em quatro versões de motores à gasolina e três à diesel.
2007 Lançamento da ALFA ROMEO 8C COMPETIZIONE, um carro super-esportivo de dois lugares equipado com motor Ferrari/Maserati V8 de 4.7l V8, e produzido em edição limitada. Sua carroceria é feita, em sua maioria, de fibra de carbono. As siglas 8C representam as utilizadas nos anos 30 para os carros equipados com o famoso motor de “8 cilindros” criado por Vittorio Jano. Competizione, por outro lado, é um tributo ao 6C 2500 Competizione, um sedan esportivo conduzido em 1950, pela lendária dupla Fangio-Zanardi, na famosa corrida Mille Miglia.
2008 Lançamento da ALFA ROMEO MiTo, um compacto esportivo de três portas com design arrojado e equipado com motor 1.4 16V de 95 cavalos.
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O museu
O museu da ALFA ROMEO (Museo Storico Alfa Romeo), situado em Arese ao lado da fábrica da montadora, foi inaugurado em dezembro de 1976 e atualmente ocupa uma área de 4800 m². É um verdadeiro paraíso para os fanáticos pela marca italiana, oferecendo exposição cronológica (equipada com painéis, fotografias, e textos explicativos) de vários modelos clássicos que fizeram o sucesso da montadora, tanto nas ruas como nas pistas de competição. O museu possui aproximadamente 110 exemplares, todos funcionando em perfeitas condições. As diversas salas dentro do museu apresentam um contexto para cada carro. Uma das salas mais interessantes é da Fórmula 1, onde há alguns exemplares que fizeram sucesso nas décadas de 50 e 60.-
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A evolução visual
 
O logotipo da ALFA ROMEO teve sua origem no brasão de armas de Milão, cidade onde a empresa foi fundada. Do lado esquerdo possuía uma cruz vermelha que representava a heróica performance de Giovanni da Rho nas primeiras cruzadas do século 11. No lado direito possuía a imagem de uma serpente em homenagem a Ottone Visconti, fundador da tradicional família milanesa Visconti (idéia de um jovem designer do departamento técnico que reparou na serpente na torre de Filarete). Em 1915, Nicola Romeo comprou a empresa e seu sobrenome apareceu no logotipo da montadora italiana (no anel exterior).
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Outra alteração ocorreu quando os famosos carros P2 de Grand Prix ganharam o primeiro campeonato do mundo em 1925, e o emblema foi enriquecido com um círculo prateado exterior em forma de coroa de louros. Em 1946, com a queda da monarquia na Itália o escudo da dinastia Savoy foi substituído por dois traços grossos. Em 1972, com a abertura da fábrica de Pomigliano no Sul, a palavra Milano desaparece, mantendo-se, contudo, a cruz e a serpente, os emblemas originais Milaneses. Esse é o logotipo é que hoje conhecemos.
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Os slogans

La Bellezza Non Basta.
A beleza não basta.
(Brasil)
Driven by passion.
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Dados corporativos
 
● Origem: Itália
● Fundação:
24 de junho de 1910
● Fundador:
Cavaliere Ugo Stella e Nicola Romeo
● Sede mundial: Turim, Itália
● Proprietário da marca:
Fiat S.p.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente:
Luca di Montezemolo
● CEO: Luca De Meo
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Carros vendidos: 151.898 (2007)
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
4.500
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos:
Automóveis de passeio e esportivos
● Ícones:
O logotipo
● Slogan: La Bellezza Non Basta. (A beleza não basta)
● Website:
www.alfaromeo.com
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A marca no mundoAtualmente a ALFA ROMEO comercializa sua linha de veículos em mais de 100 países ao redor do mundo através de concessionárias próprias ou do Grupo FIAT. A montadora vende anualmente mais de 150 mil carros.

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